As 10 melhores estâncias de ski para amantes de cultura

Há quem se sinta atraído pelas montanhas não só pelo ski ou pelo snowboard, mas também por causa do que há para lá das pistas. Aqui mostramos-te as 10 melhores estâncias de ski à volta do mundo que combinam a majestosa paisagem alpina com interessantes programas culturais.

Festival Snowbombing – Mayrhofen, Áustria

 O Festival Snowbombing em Mayrhofen, na Áustria

O Festival Snowbombing em Mayrhofen, na Áustria © Tourist Board Mayrhofen – Danny North

É anunciado como um dos melhores festivais de neve do mundo, e com razão. Imagina algumas das melhores bandas do planeta a tocar em iglus e em cima de glaciares. O Snowbombing é uma genuína alternativa de ski ao Glastonbury, com cartazes no passado que incluíram os Prodigy, os Chemical Brothers e Fatboy Slim. Um evento anual com a duração de cinco dias na primavera em que inclui espaços como o Palco Floresta (montado entre pinheiros altos), a Artic Disco (um iglu com duas áreas de dança e três bares onde tudo é esculpido a partir de gelo e neve), e vários palcos diretamente nas pistas de ski. Podes também vestir-te a rigor para uma das maiores festas na neve e ao ar livre da Europa.

Marca voos para Insbruque
Reserva hotéis em Mayrhofen

Mistura-te com o crème de la crème – São Moritz, Suíça

E lá vão eles

E lá vão eles © Switzerland Tourism

São dois dos eventos desportivos mais prestigiados do mundo – o Campeonato do Mundo de Polo de St. Moritz e a corrida de cavalos White Turf. Vão estar mais jatos privados no aeroporto de São Moritz para estes dois eventos em janeiro e fevereiro que em qualquer outro aeroporto do mundo. Chegam todos os anos mais de 15.000 espetadores, incluindo membros das famílias reais europeias e as maiores estrelas de Hollywood, para ver o torneio de polo de inverno disputado num lago gelado ao lado da cidade. Decorrendo em janeiro, o torneio em si desempenha um papel menor na envergadura do evento.É tão importante passeares as tuas pérolas na tenda Veuve Clicquot como é provar as delícias criadas por alguns dos melhores chefes da Europa. Entretanto, as corridas White Turf, decorrendo anualmente em fevereiro, são a única corrida de cavalos levada a cabo na neve.

Marca voos para Zurique
Reserva hotéis em São Moritz

Festivais de vinho e comida em Alta Badia, Itália

 A melhor comida gourmet do mundo do ski está em Alta Badia

A melhor comida gourmet do mundo do ski está em Alta Badia © Giuseppe Ghedina

Que melhor forma de provar o melhor da comida e vinho italiano no inverno, que numa das melhores regiões de ski gastronómico do mundo? Embora o ski é importante em Alta Badia, comer estará sempre em primeiro lugar. Todos os invernos, a região celebra a sua cultura e cozinha local com uma série de festivais e tours com base na culinária. Estes eventos começam em dezembro com o Skisafari, um tour gastronómico em esquis, onde chefs extraordinários preparam refeições gourmet para os que aderem. Depois, em fevereiro e março, há o festival “Sommeliers on the slopes”, que apresenta aos esquiadores o melhor vinho italiano. E finalmente, em março, participa na Roda dles Saus, uma semana gastronómica dedicada à cultura e comida local ladina com comida preparada em cabanas de montanha com vista sobre as montanhas cobertas de neve.

Marca voos para Veneza
Reserva hotéis em Alta Badia

Carnaval – Insbruque, Áustria

 Encontra um souvenir original das tuas férias na neve em Insbruque, Áustria

Encontra um souvenir original das tuas férias na neve em Insbruque, Áustria © Tirol Tourism Board Bernhard Aichner

Não há lugar mais entusiasmante onde estar no Carnaval do que em Insbruque. À exceção de Veneza, é um dos melhores sítios na Europa para observar este festival ancião – que simboliza o esforço da primavera para emergir do inverno. Ao longo de janeiro e fevereiro, a cidade de Insbruque e as aldeias vizinhas organizam festivais e desfiles diários. A cidade inteira veste-se em máscaras e trajes elaborados para simbolizar a luta da primavera e do verão contra as bruxas do inverno. Há também bailes e jantares especiais todas as noites. Ademais, com nove estâncias de ski por perto, a maioria acessível através de autocarros gratuitos, Insbruque torna-se num ótimo lugar para os esquiadores que querem umas férias na neve verdadeiramente culturais. A maioria das pistas de ski adequam-se a principiantes e esquiadores intermédios, como nas zonas de Igls e Mutter, mas algumas como no Glaciar Stubai e em Patscherkofel, vão desafiar também os mais avançados.

Marca voos para Insbruque
Reserva hotéis em Insbruque

Arte, música e cultura– Chamonix, França

 Chamonix: uma cidade perfeitamente pitoresca no meio das montanhas

Chamonix: uma cidade perfeitamente pitoresca no meio das montanhas © deep0sea7

Chamonix não é apenas uma estância de ski. Os amantes de cultura a visitam sem nunca calçar um par de skis. Esta minúscula cidade de montanha tem um dos mais significativos panoramas artísticos do país. Aqui encontras exibições de arte, exposições de fotografia, workshops de arte gratuitos e festivais de música o inverno inteiro.

Os eventos individuais como o Chamonix Adventure Festival (um festival de cinema de quatro dias em março que apresenta filmes de aventura), os famosos mercados de natal, o Piolets d’Or (um prémio anual de montanhismo) e o festival cultural Chamonix Unlimited (no início de abril) atraem esquiadores e não-esquiadores do mundo inteiro. Podes ir ver músicos franceses em casas históricas refletindo a Belle Époque, em recintos como a Maison de Jeunes. E indo só um pouco mais longe, visita Annecy, uma das aldeias históricas de França, também conhecida como a ‘Veneza dos Alpes’.

Marca voos para Genebra
Reserva hotéis em Chamonix

Atrações culturais e festivais non-stop – Interlaken, Suíça

Faz uma pausa das pistas e desfruta da música no Festival Snowpenair Festival

Faz uma pausa das pistas e desfruta da música no Festival Snowpenair Festival © maar_tini

Situada sobre um lago na Suíça central, Interlaken proporciona festivais e atrações culturais non-stop de dezembro a abril. Alguns festivais são tradições suíças centenárias que incluem desfiles pela cidade inteira e festas de máscaras. Outros satisfazem os amantes de música de todas as idades – das melhores orquestras de sopro a tocar no festival de Música de Jungfrau em janeiro, a um dos maiores concertos ao ar livre da Europa, o Snowpenair (em abril). Que decorre à sombra de uma das maiores montanhas da Europa (Jungfrau) nas pistas de Kleine Scheidegg.

Marca voos para Zurique
Reserva hotéis em Interlaken

Vive a noite– San Anton, Áustria

 Ski de dia, festa de noite em Sankt Anton na Áustria

Ski de dia, festa de noite em Sankt Anton na Áustria © Austrian Tourism

Ninguém percebe mais de après ski que os austríacos. É por isso que o panorama de après ski austríaco é reproduzido em estâncias de ski pelo mundo inteiro e não há outro lugar na Áustria que saiba o festejar tão bem como Sankt Anton, com mais de 80 bares e restaurantes numa só estância de ski. Os bares de après ski como o Krazy Kungurah ou o lendário Mooserwirt, têm fregueses a dançar em cima das mesas (ainda com as roupas de ski postas) aos sons das músicas local e hits dos anos 70 como o YMCA ou o Dancing Queen. O simples conviver no meio das fantasias (as pessoas gostam de se mascarar na Áustria) e as festas joviais diárias às 4 da tarde, são uma experiência cultural sem igual. Para além disso, há muito outros eventos a serem celebrados ao longo do inverno – desde a aterrorizadora corrida Krampus Devil; à Ladies First Week; e à famosa corrida de ski White Thrill. Há aqui muito com o que te entreteres por aqui. Por isso, aproveita ao máximo!

Marca voos para Insbruque
Reserva hotéis em San Anton

Eventos desportivos de classe mundial – Cortina, Itália

 Desfruta da bonita paisagem de Cortina

Desfruta da bonita paisagem de Cortina © Bart Pro / Alamy

Cortina tem pistas maravilhosas e uma paisagem estonteante, mas estas não são as únicas razões para a sua popularidade. A rua principal sem trânsito de Cortina – a Corso Italia – é um dos melhores lugares em toda a Itália para ser visto e quando chegares, vais rapidamente perceber que aterraste no meio de uma comunidade jet-set. Aqui encontras alguns dos melhores restaurantes regionais do país, como o exclusivo Toulà (num antigo celeiro) ou o Il Gazebo, que combina pratos deliciosos com vistas incríveis. Para te manteres entretido, há um evento de polo de inverno, que decorre todos os anos em fevereiro no lago Misurina vizinho e há vários outros eventos, como o Campeonato Mundial de Ski Alpino feminino, o Snow Run e a Campeonato Mundial de Snowboard de Cortina. A melhor comida e vinho italiano num cenário imaculado conhecido como A Rainha das Dolomites. É fácil perceber porque é que é para Cortina que se dirigem as pessoas.

Marca voos para Veneza
Reserva hotéis em Cortina

Festival Sundance de Cinema – Park City, Utah, EUA

 Subir para as pistas entre sessões de cinema no Festival Sundance de Cinema em Park City

Subir para as pistas entre sessões de cinema no Festival Sundance de Cinema em Park City © Rob Crandall / Alamy

O residente local de longa data Robert Redford, estabeleceu o festival Sundance de Cinema em 1978 e este é agora, um dos festivais internacionais de cinema mais icónicos do mundo. Todos os anos em janeiro as maiores estrelas de cinema do mundo, juntam-se a Redford para a exibição dos mais recentes filmes. Chegam milhares de pessoas a esta estonteante cidade no Norte do Utah. Park City é uma cidade de minas de prata, da década de 70, do século XIX. Músicos como Dave Grohl, a Stevie Nicks e o Sting, dão concertos gratuitos enquanto passeiam-se pela cidade, estrelas como Johnny Depp. As pistas permanecem maravilhosamente vazias durante os 10 dias do festival, dando aos esquiadores amantes de cultura a oportunidade perfeita para esquiar ao lado de algumas das maiores estrelas de Hollywood.

Marca voos para Salt Lake
Reserva hotéis em Park City

World Ski and Snowboard Festival – Whistler Blackcomb, BC, Canadá

 Participa nalguns eventos de ski entusiasmantes em Whistler Blackcomb

Participa nalguns eventos de ski entusiasmantes em Whistler Blackcomb © Tourism BC

É um dos maiores festivais ao ar livre do Canadá e é a forma perfeita de acabar a temporada da neve. Bem-vindo a Whistler-Blackcomb! Chegado o mês de abril, quando os dias são mais quentes e a neve mais empapada, a festa de ski de 10 dias do Canadá é o sítio ideal para se estar. O World Ski and Snowboard Festival tem a maior série de concertos ao ar livre do Canadá, com grandes bandas a tocar de borla na aldeia central de Whistler. Verás também, alguns dos melhores esquiadores e snowboarders do mundo a competir mesmo à tua frente no World Snowboard Open e nos torneios Superpipe e Big Air. Há também aqui um festival de comédia, eventos de produção cinematográfica e artistas canadianos que expõem as suas obras para todos poderem ver.

Marca voos para Whistler
Reserva hotéis em Whistler

Queres continuar a saber quais as melhores estâncias de ski nos países nórdicos? Se sim, então vais também precisar saber mais sobre ski. Espreita o nosso guia derradeiro para férias na neve e começa já a planear as tuas.
Relacionado
As 12 melhores estâncias de ski de luxo do planeta
— 12 mins de leitura

As 12 melhores estâncias de ski de luxo do planeta