7 Escapadinhas românticas portuguesas

Para umas escapadinhas românticas não é necessário fazer as malas e deixar o país. Existem, neste nosso país maravilhoso, destinos (românticos) dignos do melhor que o mundo tem para oferecer quando o tema são umas escapadinhas a dois. É, portanto, a pensar em ti que escrevemos as próximas linhas. Um guia de Norte a Sul de Portugal.

Arcos de Valdevez, o manto verde do Gerês

A pequena vila de Arcos de Valdevez revela grandes segredos

A pequena vila de Arcos de Valdevez revela grandes segredos

E se o teu próximo fim de semana a dois fosse a Norte, na vila dos arcos? Na vila que preenche o rio Vez com arcos singelos, de pequeno volta e que desenhas as águas com simplicidade?

Sim, falamos de Arcos de Valdevez, um lugar especial, abraçado pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que por si só merecem umas escapadinhas românticas. Acredita: a densidade verde vai abraçar-te como uma brisa boa, que te vai tranquilizar a ti e à tua alma gémea.

Pelas ruas vão encontrar casas antigas e igrejas que podem servir de inspiração para um pedido de casamento! A Igreja de Nossa Senhora da Lapa, de estilo barroco, ou a romântica Igreja Matriz são de visita obrigatória. Passa ainda pelo Campo da Feira, que, desde 1456, faz as delícias a quem por ali passa durante ou não, as escapadinhas a dois.

Tão próximo do Gerês, sugerimos que este fim de semana a dois inclua um passeio por aqui. Existem diversos trilhos e atrações. Escolhe o mais adequado ao teu contexto e faz-te à serra.

Reserva hotéis em Arcos de Valdevez

Guarda, brisa serrana

No pé da Serra da Estrela, Guarda tem muito para mostrar durante umas escapadelas românticas

No pé da Serra da Estrela, Guarda tem muito para mostrar durante umas escapadelas românticas

Já imaginaste um fim de semana a dois de neve, lareira e montanhas? A última sugestão para as tuas escapadinhas românticas fica na Serra da Estrela. Situada na Guarda, este destino vai dar-te o fôlego que precisas para regressares ao trabalho com os pulmões cheios de ar puro.

A serenidade do alto da montanha é o suficiente para revigorar a energia e também para te apaixonares de novo por quem vai contigo neste caminho. Aproveita para lhe atirares à cara umas bolas de neve.

Deixa-te inspirar pelo manto branco que tens aos pés e reserva um bungalow ali bem perto, feito de granito, com paredes quentes. Leva contigo umas pantufas felpudas, um queijo da Serra e um vinho da terra para acompanhar. Com o lume das brasas a aquecer o ambiente, de preferência. Nada disto pode faltar quando fazes umas escapadinhas a dois neste sítio.

Em Seia, visita o Museu do Pão e em Manteigas faz snowboard em pistas artificiais; já no Parque Arqueológico do Vale do Côa, vale a pena descobrir os segredos rupestres da Idade da Pedra.

Reserva o último dia do fim de semana romântico para uma visita ao labiríntico e pitoresco centro da cidade. Repara nas casas antigas com inscrições judias ou cristãs e absorve o romantismo de cada canto da Guarda, enquanto degustas o presunto regional acompanhado de um Dão.

Reserva hotéis na Guarda

Aljezur: o Algarve virgem

As coisas que podemos encontrar em Aljezur...

As coisas que podemos encontrar em Aljezur…

Aljezur representa o Algarve virgem. Um pedaço de território algarvio de paisagem alentejana que se encontra afastado do turismo de massas que assola o Sul do país. É, por isso, o destino perfeito para umas escapadinhas românticas.

A vila é pequena mas tem tudo aquilo que necessitas para um fim de semana romântico: natureza, história, praia e gastronomia. Comecemos por esta última: pouco locais poderão, como Aljezur, afirmar que baseiam a sua dieta no melhor que vem do mar e da terra — uma das regiões do país que mais cultiva batata doce. Se a isso juntarmos a abundante pecuária aqui existente, é fácil perceber que entre peixe, carne e legumes, terás do melhor que a culinária portuguesa tem para oferecer.

Depois, as praias, claro. Aljezur é a meca do surf em Portugal, por isso não te surpreendas se encontrares gente de todo o lado do mundo à procura das ondas da Costa Vicentina. A praia da Arrifana e do Amado são as que têm maior afluência por parte dos surfistas. Ganha coragem e, neste fim de semana a dois, inicia a tua prática na modalidade.

De volta ao centro da vila, sobe até ao castelo mourisco que a encima e aproveita para descansar enquanto desfrutas da vista panorâmica. Perto, recomendamos uma visita à Igreja da Misericórdia, erguida no século XVI e reconstruída duas centenas de anos depois devido ao sismo de 1755.

Pela natureza, podes optar passeios de bicicleta, burro ou cavalo pela montanhas e colinas, admirando, ao mesmo tempo, javalis, raposas e texugos no seu habitat natural. O cenário idílico para uma escapadinha romântica sem sair de Portugal.

Reserva hotéis em Aljezur

Terceira: romantismo no meio do Atlântico

A vista solarenga do Alta da Memória para as tuas escapadinhas a dois

A vista solarenga do Alta da Memória para as tuas escapadinhas a dois

A opção Ilha Terceira para as tuas escapadinhas românticas lança um desafio: apanhar um avião. Façamos, então, com que valha a pena.

Dá início ao teu fim de semana a dois com um passeio pela capital: Angra do Heroísmo. Trata-se de uma cidade com belas fachadas e igrejas, nomeadamente o seu centro histórico, e sempre com o Atlântico no horizonte. O Jardim Duque da Terceira é de visita obrigatória bem como o Monte Brasil, que tem uma vista imperdível sobre a região.

Segue até ao Algar do Carvão, no centro da ilha. Trata-se de um cone vulcânico constituído por uma chaminé vertical, alargada junto à base. Aqui, irás descer cerca de 100 metros de profundidade e observar estalactites e um lago subterrâneo.

Neste fim de semana romântico, não deixes de visitar a Gruta do Natal, situada junto aos Picos Gordos. Vais poder ver diversas estruturas geológicas e a Lagoa do Negro — prepara a máquina fotográfica! Se fores adepto de piscinas naturais, dá um salto até Biscoitos — nordeste da ilha — uma pequena freguesia com arquitetura típica e pitoresca. Vale a pena a visita.

Já no concelho da Praia da Vitória, desloca-te até ao Miradouro da Serra do Cume e respira fundo: de um lado, baía com o nome do concelho; do outro, planície no interior da ilha dividida por muros de origem vulcânica conhecidos localmente como manta de retalhos. Convencido a apanhar o avião?

Reserva hotéis na Angra do Heroísmo

Sintra, perfeita para umas escapadinhas românticas

Umas escapadinhas românticas até às Azenhas do Mar?

Umas escapadinhas românticas até às Azenhas do Mar?

Destino obrigatório para escapadinhas românticas, Sintra é destino de príncipes e princesas. Reis e rainhas. De palácios vários, castelos, ruas estreitas, gastronomia típica, montanha e praias. Um caldeirão de emoções para um fim de semana a dois.

Começa pelo Palácio da Pena. Pintado a ameixa com apontamentos amarelos no meio de uma vegetação densa no topo da serra de Sintra, parece uma livro a céu aberto. Ao lado, na Peninha, arrisca-te a subir algumas rochas: terás vista para o Atlântico, Lisboa, Cascais e Mafra. Já o Castelo dos Mouros leva-te a paragens mais obscuras, com becos, poços e muralhas seculares.

Desce ao centro e aventura-te pelo elegante Palácio da Vila – autêntico espaço de requinte. Ali à frente, à tua espera, está uma carroça e dois cavalos que te podem levar a passear pela vila. Será, acredita, um dos momentos altos do teu fim de semana romântico. Ah, e leva uns travesseiros de Sintra para o caminho, de preferência acabados de fazer.

Ainda em Sintra, recomendamos uma paragem na Quinta da Regaleira, Palácio de Seteais e Palácio de Monserrate. Um banho de cultura e arte são ótimos companheiros de um fim de semana a dois.

Marca voos para Lisboa Reserva hotéis em Sintra

Aveiro, romântica em cada esquina

Um passeio de Moliceiro: obrigatório em escapadinhas românticas por Aveiro

Um passeio de Moliceiro: obrigatório em escapadinhas românticas por Aveiro

É, provavelmente, uma das cidades portuguesas mais charmosas. De corpo desenhado pela ria, Aveiro ganha uma substância difícil de repetir em qualquer outro lugar do país. A tradição piscatória sente-se no ar, quer pelo impactante pôr do sol ou pelo olhar profundo das suas gentes.

O romantismo tem início nos elegantes moliceiros que jazem à beira rio, aguardando a próxima viagem. Chamam-lhe a Veneza fora de Itália e não há como negar semelhanças. A pintar a tela, vais encontrar casas às riscas de cores garridas como se tivessem acabado de sair de um quadro de Arte Nova.

À mesa, a prova obrigatória tem dois nomes – cabrito assado no forno ou leitão da bairrada bem tostado. Para sobremesa, temos outra tarefa difícil: ovos moles e bolachas americanas.

A digestão desta salada de sabores pode ser feita com um passeio no rico centro histórico, com destaque para o Museu de Aveiro, situado no Convento de Jesus, onde se destacam trabalhos de escultura, talha, azulejo ou ourivesaria.

Finda a aventura na arte, continua as tuas escapadinhas românticas percorrendo as coloridas e movimentadas ruas e ruelas da urbe. Quando deres por ti, saíste do centro e estás na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Marca voos para o Porto Reserva hotéis em Aveiro

Coimbra, o encanto trágico do amor

O Páteo das Escolas e toda Coimbra vista da torre da Universidade de Coimbra

O Páteo das Escolas e toda Coimbra vista da torre da Universidade de Coimbra

Estamos a escrever sobre possibilidades para um fim de semana romântico, pelo que vamos assumir o cliché: é a cidade do encanto, dos cantos românticos, dos suspiros em todos os cantos e vales.

Do cimo da Universidade de Coimbra – a mais antiga de Portugal – terás acesso à paisagem da região na sua plenitude. Já que aqui estás, aproveita para entrar na Biblioteca Joanina e deixa-te levar pelo encanto dos mais de 300 livros que aqui têm morada.

Apesar da beleza do momento, deves continuar o fim de semana a dois pela cidade que viu o amor de Pedro e Inês florescer e falecer. Passeia-te pela Quinta das Lágrimas e continua a caminhada pela Ponte Pedonal Pedro e Inês, atravessando o também romântico Mondego.

Depois de atravessado, caminha pelas suas margens e entra num dos restaurantes da cidade, de preferência com Fado de Coimbra na ementa. Que melhor final para o teu fim de semana romântico?

Reserva hotéis em Coimbra

Queres saber quais os destinos preferidos dos portugueses em 2018? E caso queiras viajar no inverno, vê os destinos alternativos que temos para te mostrar e também os locais a visitar em Portugal no inverno.