21 conselhos práticos para viagens

Sejas tu um viajante frequente ou um novato, é sempre sensato fazer uma lista de viagem. Como fazer uma mala de viagem, o que levar, o que deixar em casa – tens aqui todos os essenciais para viajar, incluindo aquelas coisas que te fariam sentir bem inútil se te esquecesses. Saberás certamente do que estamos a falar – vacinas, vistos e validade do passaporte: elementos cruciais mas chatos o suficiente para não nos lembrarmos.

Se estás para viajar nos próximos tempos, faz um favor a ti mesmo e lê com atenção a nossa derradeira lista de dicas de viagem. Não te vais arrepender.

1. Reserva com antecedência

Não faças reservas de hotéis em cima do joelho – as probabilidades não jogam a teu favor. As hipóteses de poupar dinheiro com reservas à última da hora são poucas, e a última coisa que te vai apetecer é andar à procura de um bom hotel à chegada ao teu destino. O melhor é mesmo reservar com antecedência (o mesmo se aplica a voos. Reserva com 53 dias de antecedência para conseguires os melhores preços!).

2. Sê flexível

Pensa bem sobre se deves ou não marcar um voo ou quarto de hotel flexível (ou seja, com política de cancelamento). Podem ser mais caros inicialmente, mas podes acabar por poupar bem mais a longo prazo.

3. Será que te deixam entrar?

Precisas de um visto? Confirma se é necessário ou não – mesmo para países em que estejas só de passagem – e não te esqueças de perguntar quanto tempo demora a ser processado. Se já o tens, assegura-te que é válido para a duração total da tua estadia.

4. Não fiques na mão

bagagem-de-mão

Esse passaporte é válido?

Certifica-te que a validade do teu passaporte estende para além da duração da tua viagem: caso contrário alguns países não te deixam entrar! Lembra-te de conferir os regulamentos de passaporte para o país específico que visitas antes de partires. Muitos países requerem que um passaporte tenha um determinado número de meses de validade a partir da data de entrada ou um determinado número de meses após saíres do país.

5. Dá o braço a torcer!

Vacinas! Ninguém gosta, mas é melhor que a alternativa. Assegura-te que recebes todos os medicamentos e injecções recomendados e/ou obrigatórios, e certifica-te que as tuas vacinas existentes estão actualizadas. Se possível, visita o teu médico de família pelo menos oito semanas antes de partires. Algumas vacinas precisam de ser dadas com bastante antecedência para que o corpo tenha tempo de desenvolver imunidade.

6. Prova que te vais embora

Alguns países não te deixam entrar se não tiveres um voo de saída marcado – confirma as regras para o teu destino antes de ires, e leva uma fotocópia do teu bilhete na bagagem de mão.

7. Estás fora de prazo?

Se viajas com algum tipo de cartão de desconto, como um cartão de estudante ou de reformado/pensionista, certifica-te que está válido, senão pagas o preço. Literalmente.

8. Distribui o teu dinheiro

o-que-levar-numa-viagem

O teu pior pesadelo

Se estás a viajar com dinheiro vivo, não o guardes todo no mesmo sítio. Assim, se perderes uma mala, tens sempre a outra.

9. Tira cópias desses documentos

Faz fotocópia e digitaliza quaisquer documentos importantes – passaporte, bilhetes, confirmações de hotel, etc. Dá uma cópia a alguém responsável (à mãe, por exemplo), e leva a outra contigo.

10. Manda um email para ti próprio

Manda um email para ti mesmo com toda a tua informação, como a do passaporte, voos, números de telefone importantes, etc. Assim, se perderes de vista a carteira ou o telemóvel, podes ser o teu próprio herói.

11. Telefona ao banco

Liga para o teu banco a avisar que vais estar fora, dando-lhes as datas específicas da viagem, para evitar que o teu cartão de crédito/débito seja rejeitado. Alguns bancos têm limites de levantamento mensal – confirma o teu antes de partires. E não te esqueças de tomar nota da melhor forma de contactares o teu banco, só para o caso da tua carteira desaparecer de cena.

12. Faz as malas. Depois faz outra vez

o-que-levar-numa-viagem

Não leves mais que o necessário.

Faz uma revisão à tua mala. Será que precisas mesmo de quatro pares de sapatos e seis pares de calças? Se estás na dúvida, espreita o nosso guia de como fazer malas.

13. Cuidado com esses recipientes!

Isso é um champô ou um desodorizante na tua bagagem de mão? Contém menos de 100ml? Qualquer que seja o líquido, é melhor teres a certeza, senão ficas sem eles na segurança do aeroporto.

14. Estás assegurado?

Verifica bem o teu seguro de viagem (coisa que tens, certo?). Confirma que cobre tanto para onde vais como o que vais fazer. E certifica-te que tens uma cópia sempre contigo.

15. Esvazia a memória

 o-que-levar-numa-viagem

Podes sempre comprar mais cartões de memória no aeroporto.

Confirma que a tua máquina fotográfica está a funcionar – e que tens espaço para todas as fotografias (e vídeos) que vais querer tirar.

16. Liga-te à corrente

Certifica-te que tens a ficha ou o adaptador correcto. Não vais querer ficar sem bateria no meio da tua sessão de Instagram.

17. 999, 911, 112?

Confirma quais os números de emergência do destino para onde vais. Uma boa app para ter chama-se Emergency Numbers (Android) ou Emergency Phone Numbers (iOS), que te dá os números de emergência por GPS, ou através de pesquisa manual se estiveres offline.

18. Vai offline

Descarrega um guia de cidade e navega o teu destino como um pro! Os guias de cidade da momondo places estão disponíveis para 14 cidades (com muitas mais a caminho). São grátis, incluem mapas detalhados, e são 100% offline – diz adeus às despesas de roaming!

19. Mais vale prevenir que remediar

Põe uma muda de roupa (que não pese muito!) na tua bagagem de mão, na eventualidade da tua bagagem de porão se perder (desodorizante, escova e pasta de dentes também não são má ideia, para o caso de não serem disponibilizados no teu hotel).

20. Coragem!

Aventurares-te para um lugar novo e desconhecido é uma experiência entusiasmante. Agora que estás fora da tua zona de conforto – aproveita!

21. Mantém-te curioso

E basta – stay curious!

Visita a secção ‘novidades & sugestões’ do blog da momondo para mais conselhos de viagem.