Guia do campista: dicas para a tua aventura ao ar livre

O campismo não é só para os entusiastas pelo ar livre, toda a gente pode desfrutar da vida despreocupada, onde és só tu e a natureza imponente. Não vais precisar de gadgets complicados nem de muito material de campismo, apenas o desejo de deixar tudo para trás e viver com pouco. Compilámos algumas dicas de campismo para transformar a tua primeira aventura ao ar livre numa experiência confortável e divertida.

Continua a ler, toma nota e começa a planear!

Escolhe o teu modo de transporte

As bicicletas combinam perfeitamente com o campismo

As bicicletas combinam perfeitamente com o campismo

Começamos o nosso guia do campista, pela forma que escolheres para chegar ao local onde vais acampar, pois esta tem um papel importante na experiência. O material de campismo que levas, aquilo que tens de saber e quão preparado deves estar vai ser completamente diferente se tiveres de levar tudo às costas enquanto caminhas versus ter tudo na mala do carro.

Se vais a pé, de bicicleta, de canoa, ou através de algum outro método de autopropulsão, vais querer otimizar o teu equipamento e comida, de forma a não levares mais do que aquilo que precisas. Depois de um longo dia de ar fresco e exercício, vais estar com certeza cansado o suficiente para te esparramares sob o céu estrelado, por isso esquece o colchão insuflável e a almofada.

Tenda doce tenda

 Se és o género de ficar deitado a apanhar sol, leva uma rede e deixa-te ficar a ver o tempo passar

Se és o género de ficar deitado a apanhar sol, leva uma rede e deixa-te ficar a ver o tempo passar

Tens uma aventura em mente mas não sabes o que levar? Para a maioria das viagens de campismo simples, vais precisar de alguns elementos básicos.
As tendas estão sempre presentes nas dicas para acampar e são a forma de abrigo mais comum ao acampar. Estas vêm em todos os tamanhos e feitios, desde as pop-ups perfeitas para festivais ou acampamentos simples, até às ultraleves com varas de titânio concebidas para estabilidade e calor máximo a temperaturas negativas. Mas não te preocupes, há de tudo, para todas as necessidades.

Se tiveres a sorte de estar a acampar num lugar seco e quente, esquece a tenda e escolhe antes um saco-cama à prova de água (também chamado de ‘bivy-bag’), e sente o quentinho na cara ao amanhecer à laia de despertador. Ou, para algo um pouco mais criativo, podes pendurar uma lona, uma rede, ou até uma tenda de árvore.

Seja qual for o abrigo que escolheres, vais querer um saco-cama quando for hora de ir dormir. Os sacos-cama com enchimento de penas são leves, macios e fáceis de comprimir, e proporcionam uma melhor relação calor-peso que as alternativas sintéticas, mas não os podes molhar senão tornam-se completamente inúteis. Os sacos-cama categorizam-se pelas 4 estações (estação 1-2 para climas quentes; estação 2-3 para campismo no frio), mas se quiseres ir mesmo ao fundo da questão, mergulha no mundo de “fill power”, “tog-ratings” e contagem de gramas.

Acompanha o teu saco-cama de uma colchonete para os melhores resultados, faz um montinho de roupa para servir de almofada e voilà! estás pronto para uma boa noite de sono. Quem é que dá as melhores dicas para acampar, quem é?

Não te esqueças…

 Imita os pros: acende a fogueira com um isqueiro de pedra

Imita os pros: acende a fogueira com um isqueiro de pedra

Para o guia do campista, aquilo que levas vai acabar por determinar o tipo de viagem que fazes e não há certo ou errado. No entanto, para além de abrigo e agasalho, há algumas coisas que proporcionam uma experiência mais suave.

Leva um isqueiro ou fósforos para acender o fogão ou fogueira para não perderes o teu café da manhã. Se quiseres entrar mesmo no espírito da coisa, arranja um isqueiro de pedra e recolhe estopa para acenderes uma fogueira com uma só faísca.

Leva repelente para evitares uma garfada de mosquitos com cada refeição, e uma lanterna para não tropeçares em raízes e nos sacos de plástico que levas para trazer o teu lixo de volta contigo. Claro que sabes que deves levar a escova de dentes, mas se te esqueceres, usa um bocadinho de carvão da fogueira para ficares com os dentes bem limpinhos. Uma boca preta de carvão pode não ser o look mais fantástico mas acredita que funciona!
Ao ar livre não há casas de banho à mão de semear. Por isso leva uma pázinha e… goza a vista! Ah, e não te esqueças do papel higiénico.

Faz a mala uma vez e outra vez

 Não vais querer rebentar com as costas durante a viagem, por isso aprende a viajar leve

Não vais querer rebentar com as costas durante a viagem, por isso aprende a viajar leve

A beleza de acampar e passar tempo ao ar livre é poder deixar para trás as prosões da vida moderna e viver algo novo. Por isso procura simplificar e ser criativo, uma panela com tampa funciona tão bem quanto um coador, tábua de cortar, tijela ou chaleira, por exemplo!

Uma vez que tenhas a tua lista pronta, coloca tudo o que tencionas levar à tua frente (tira uma fotografia para o Instagram, naturalmente), põe tudo na mala que vais levar e depois sobe a maior colina que conseguires encontrar. Pesa, não? Pois, material de campismo não é tão leve assim.

Por isso volta para casa, tira tudo cá para fora outra vez e, olhando para tudo o que tens, faz a pergunta: “isto vai facilitar a minha viagem?” Se a resposta for não, já sabes. Se chegares ao ponto de cortar o cabo da escova de dentes para economizar peso, não vais ter problemas.

Ler mais: Aprende a fazer a mala como um profissional

Está na hora do banquete

 Alguns artigos e alguns bons amigos... é tudo o que precisas para um maravilhoso banquete de acampamento

Alguns artigos e alguns bons amigos… é tudo o que precisas para um maravilhoso banquete de acampamento

Só porque estás longe da tua cozinha não significa que tens de comer comida de plástico. Há muitos livros e blogues dedicados à arte da cozinha de campismo, e uma refeição cozinhada sobre uma fogueira sabe sempre melhor.

Para as viagens de campismo onde o espaço e o peso são limitados, planeia as tuas refeições com antecedência. Vê que tipo de refeições podes compor usando os mesmos ingrediente base e podes até levar algumas misturas já preparadas de casa – como massa de panqueca ou flocos de aveia e leite em pó (basta juntar água). Se estiveres mesmo a contar as gramas, as refeições desidratadas são uma ótima opção e estão cheias de proteína e calorias para te encher a barriga depois de um longo dia de exercício.

E é claro que vais precisar de algo para cozinhar! Tens muito por ondes escolher no que toca a fogões de campismo portáteis, mas para teres a experiência mais genuína não há nada como fazeres a tua própria fogueira, montar uma grelha e aguentar a fumarada nos olhos.

Onde é que monto a minha tenda?

 Encontra a melhor vista e monta a tua tenda

Encontra a melhor vista e monta a tua tenda

Então, já tens o kit pronto e a mala feita, as refeições planeadas e a cabeça em modo viagem, mas onde é que vais montar a tenda propriamente?
O nosso guia do campista adverte que há regras diferentes em lugares diferentes a respeito de acampar. Na Escandinávia, na Escócia, na Irlanda e em mais uma mão cheia de países há o “direito a deambular”, o que significa que podes acampar em território aberto, desde que respeites as regras locais. Muitos parques naturais têm as suas próprias regras, como o ser necessário comprar uma licença, ou podes até perguntar a um agricultor local se podes assentar nalgum cantinho da sua propriedade.

Estejas onde estiveres, a tua melhor aposta é um lugar plano sem raízes grandes ou pedras. Limpa quaisquer ramos para um sono mais macio e tenta evitar esmagar flores e plantas tendo cuidado onde pousas o teu material de campismo.

Se quiseres algo um pouco menos selvagem, segue para um parque de campismo, muitas áreas urbanas têm os seus próprios locais municipais e os parques privados estão listados na maioria dos mapas de estrada. Se estiveres a viajar em bicicleta, experimenta o Warmshowers, uma rede de pessoas que oferecem aos ciclistas cansados um espaço para acampar nos seus jardins e um duche quente.

Coisas a ter em conta …

Pronto, já percebeste a ideia do que é acampar com as nossas dicas para acampar, certo? Lembra-te de te informares sobre os teus direitos no que toca a onde podes ou não montar a tenda e, o mais importante, onde é permitido fazer fogo. Muitas regiões da América do Norte e do Sul da Europa proíbem acender fogueiras devido aos climas secos e o risco de pegar fogo às florestas.

Antes de saíres porta fora, verifica a previsão meteorológica. Não há nada pior que ser apanhado numa tempestade inesperada e ter de espremer a roupa limpa e seca que tinhas guardada para o teu conforto ao fim do dia.
Se estiveres numa região com ursos ou pumas, certifica-te de que levas todas as precauções necessárias, como meios de pendurar a tua comida e spray. Leva sempre o teu lixo contigo, deixa o teu local de acampamento limpo para os próximos campistas e enterra o teu papel higiénico.

Estás pronto!

A última dica para acampar importante: diverte-te! Acampar é uma ótima forma de desligar do dia-a-dia por uns tempos, mas não tem de ser um sacrifício.

Se vais passar a tua primeiríssima noite ao relento, leva alguns mimos que te tragam conforto para não passares o tempo inteiro a desejar estar em casa. Vai com calma, se fizeres bem a coisa, não vai ser a última vez que vais acampar.

Encontra voos para a tua viagem!

À procura de mais inspiração para aventuras ao ar livre? Vê o nosso guia de caminhada em Banff, descobre as melhores praias para o surf no Gana, e já agora, os melhores parques de campismo na Europa.