Férias de verão: os 15 destinos de férias alternativos em 2018

Desvia-te das multidões este ano e experimenta o caminho menos percorrido e muito mais interessante destes destinos de verão. Da mais alta capital (em altitude) do mundo a uma obscura ilha “balinesa” adorada por surfistas, nós escolhemos os melhores destinos de férias de verão para divertires-te ao sol.

Parga, Grécia

Casas coloridas na vila grega de Parga. Férias de verão coloridas, não?

Aninhada no Mar Jónico, Parga é a vila equivalente a um Deus Grego. Falésias pontilhadas de pinheiros abraçam as suas casas coloridas, que sobem a encosta como um anfiteatro. Pequenas lojas de artesanato e mercados entornam-se para as ruas calcetadas, atraindo os fregueses com cerâmica, antiguidades e iguarias da ilha, incluindo mel.

Faz uma paragem no restaurante Tzimaz para uns petiscos tradicionais e no Motley Coffeesweet para sobremesas melosas. Depois de explorares as ruas descontraidas, relaxa na solarenga praia de Valtos, faz uma caminhada até às ruínas do castelo Ali Pasha no topo da colina e faz uma excursão de ferry até Corfu ou Paxos – mais dois dos melhores destinos de férias na Grécia, que não te vais arrepender de viajar.

Ler mais: Ilhas gregas: as 7 mais bonitas para uma viagem à Grécia

Marca voos para Ioánnina
Reserva hotéis em Parga

Sevilha, Espanha

 Tira fotografias a partir do passadiço do Metropol Parasol em Sevilha

Sinónima de flamenco e touradas, esta capital andaluza rica em cultura proporciona um verão estonteante. Elétricos e bicicletas levam-te às profundezas do centro histórico, notável pela sua catedral gótica imponente – uma das maiores do mundo. As maravilhas barrocas como o Real Alcazar destacam a arte Mudejar, enquanto ícones como a Giralda do século XII celebram as raízes espirituais da cidade. Tira fotografias a partir do passadiço do Metropol Parasol, faz compras no Soho Benita e passeia pelas ruas serpenteantes do Barrio Santa Cruz. Explora a seleção incrível de bares antes de ires bater palmas ao som de flamenco ou ver um jogo do Sevilla F.C.. Guarda também tempo nestas tuas férias de verão, para visitares o sítio arqueológico Italica mesmo ali perto. De entre as 15 cidades, está é a mais próxima de Portugal. Aproveita se ainda não foste, porque ela tem-se tornado nos últimos anos, uma dos destinos de férias de eleição.

Marca voos para Sevilha
Reserva hotéis em Sevilha

Koblenz (Coblença), Alemanha

 Koblenz na Alemanha é uma beleza e uma excelente escolha para umas férias de verão alternativas

Na confluência do Reno com o Mosela, a cidade de Koblenz tem 2000 anos e está repleta de castelos e fortalezas. Uma visita ao Castelo Stolzenfels e ao Palácio Elector é um programa majestoso e a Fortaleza Ehrenbreitstein proporciona um panorama incrível da cidade velha à beira-rio. Tira fotografias ao lado da estátua do Deutsches Eck, onde se encontram os dois rios, explora o Museu Militar e deixa-te maravilhar pela incrível Igreja do Coração de Jesus. O Teatro Koblenz neoclássico atrai público vestido a rigor e há também a Fábrica de Cultura KuFa para peças de teatro e música ao vivo. Faz um passeio de barco pelo Reno e não deixes de provar os famosos vinhos brancos da região.

Marca voos para Frankfurt
Reserva hotéis em Koblenz

Andorra-a-Velha, Andorra

A bonita Andorra-a-Velha nos Pirenéus.

No alto dos Pirenéus, a capital de Andorra é um centro de compras duty-free envolta em charme à moda antiga. A cidade está dividida em duas secções: a parte norte comercial e as partes sul e oeste históricas. Descobre maravilhas do século XII como as igrejas de Sant Esteve e Sant Andreu. Visita a Casa de la Vall, atravessa a ponte medieval La Margineda e faz um piquenique na praça central. Faz negócio em roupa e aparelhos eletrónicos e depois relaxa na sauna do Caldea. À volta da cidade fica o ‘Anel Verde’, uma reserva natural cheia de caminhos que te levam por florestas, quintas, pomares e ruínas romanas. Andorra-a-Velha é também um dos destinos de férias de verão de eleição, pois aqui, durante essa altura, existem muitas atividades desportivas e não só, que se podem fazer na cidade e nas montanhas.

Marca voos para Andorra
Reserva hotéis em Andorra-a-Velha

Lund, Suécia

 Deambula nas tuas férias de verão pelas ruas da segunda cidade mais antiga da Suécia, Lund

Esta cidade do sul da Suécia é uma beleza medieval sobre a qual presidem a imponente Catedral de Lund e a sua famosa universidade – a força vital da cidade. Descontraída e simpática, a cidade está repleta de ruas calcetadas, cafés artísticos e casotas coloridas. Vê e ouve o tocar do relógio da catedral duas vezes ao dia, explora as ruínas da Igreja Drotten do século XI e o Ingvar Kamprad Design Centrum, fundado pelo criador do IKEA. Há uma abundância de museus, galerias e o panorama de artes performativas é sustentado por uma grande população estudantil. O impecável Jardim Botânico merece a tua atenção por uma tarde e há muitos lugares rústicos onde petiscar. A vida noturna é direcionada para os estudantes, mas experimenta o pub Bishops Arms ou o orgulhoso Cafe Ariman.

Marca voos para Malmö
Reserva hotéis em Lund

Santa Fé, NM, EUA

 A Catedral de S. Francisco é uma visita a não perder em Santa Fe

Nas colinas de Sangre de Cristo, Santa Fé combina o charme do velho oeste com um panorama artístico animado. Construída à volta de uma praça central, a área da baixa, onde é muito agradável andar a pé, está sempre animada. Em especial durante as férias de verão. Espreita as múltiplas opções de museus no Museum Hill, visita o Museu George O’Keeffe e explora atrações gloriosas como a Catedral de S. Francisco, a Capela do Loreto e o Santuário de Guadalupe. Relaxa com uma atuação ao ar livre na Ópera de Santa Fé, compra artesanato nativo-americano e explora as belas artes em Canyon Road. Há também um calendário extensivo de festivais o ano inteiro, com eventos que celebram a comida, o cinema, a música e a cultura. Se ainda não tens um destino de verão específico, podes sempre escolher Santa Fé e continuar depois numa road trip até a California, por exemplo.

Marca voos para Santa Fé Reserva hotéis em Santa Fé

Ilha Sumba, Indonésia

Chega-te para lá Bali – a ilha de Sumba chegou

Um destino de surf de culto, Sumba está lentamente a roubar os viajantes à sua famosa irmã Bali. Aqui encontras floresta tropical verdejante, cascatas cristalinas e praias lindas de morrer. A infraestrutura de turismo está ainda em desenvolvimento, sendo as estradas alcatroadas ainda uma raridade – o que se traduz num oásis sossegado e repleto de natureza apenas no outro lado da margem dos centro turísticos de Luta e Ubud. Explora os enormes monumentos megalíticos do Neolítico que salpicam a ilha, assiste aos pasalas (eventos de cavalo tradicionais) e visita as pequenas aldeias locais durante estas tuas férias de verão. Muitas aldeias das quais produzem um pano/tecido à mão bem elaborado chamado ikat. Os amantes da água passarão os seus dias a nadar, a fazer snorkeling e a surfar antes de regressar para repor energias com refeições simples de borrego, porco, frango e peixe assado. Se gostas do sudoeste asiático, muita água, temperatura amena e queres fugir às multidões de Bali, este deveria ser o teu destino de férias em 2018. Nós avisamos…

Marca voos para Dempassar Reserva hotéis em Sumba

Quito, Equador

 Quito, a capital do Equador, é linda de morrer

A cidade capital a maior altitude do mundo, Quito é uma beleza à moda antiga situada na bacia do rio Guayllabamba nos Andes. O seu centro histórico intocado foi premiado pela UNESCO e com razão. Há muitos parques e praças por entre os seus 800 hectares de igrejas coloniais, museus e edifícios administrativos – experimenta a recentemente restaurada Calle de la Ronda para um vislumbre do passado durante as tuas presentes férias de verão. Visita a Igreja da Companhia de Jesus dourada e a Basilica del Voto Nacional única, depois segue para o bairro Bellavista para uma coleção incrível de museus de arte e estúdios abertos ao público. Para ficares a conhecer ainda melhor esta cidade impressionante e o seu incrível contexto vulcânico, sobe ao teleférico e desfruta da vista a 4km de altura. Nenhuma outra cidade, de entre todos estes destinos de férias, possibilita-te tamanha aventura.

Marca voos para Quito
Reserva hotéis em Quito

Varna, Bulgária

Varna fica situada ao lado do Mar Negro e é um ótimo destino para férias de verão alternativas

Uma cidade alegre e cosmopolita sobre o mar Negro, Varna mistura o histórico com o novo desavergonhadamente. Olha para além das suas praias famosas… o centro da cidade tem influências dos estilos renascentista, barroco, arte nouveau e arte Deco, todos perfeitos para pano de fundo numa selfie. Explora o enorme Jardim do Mar, onde encontras um zoo, um terrário e uma concorrida promenade à beira da água. Se fizesses um check list de todas as atividades que gostarias de fazer durante esse tempo, este é um dos destinos de férias, que mais atividades marcarias como feitas. O Aquário e Golfinário apresentam-te à vida marinha local, enquanto o Museu Arqueológico e o Museu Etnográfico proporcionam uma visão geral da história e da cultura local. Passa pelo Aladzha Manastir – um mosteiro esculpido numa enorme pedra – e a formação rochosa Pobiti Kamani, que se diz ter energias curativas. Para pores o sangue a circular, experimenta um passeio de bicicleta noturno ou faz bungee jumping da Ponte Asparuhov.

Marca voos para Varna
Reserva hotéis em Varna

Ilhas Shetland, Escócia, Reino Unido

 Esplendor natural nas Ilhas Shetland

Um lugar de beleza selvagem na orla do Reino Unido, o arquipélago Shetland é um aglomerado isolado de ilhas que fica mais perto da Noruega do que da Escócia. A cidade de porto de Lerwick é o coração marítimo das ilhas, enquanto a histórica Calloway alberga um castelo imponente e uma marina. Mas a verdadeira atração das ilhas é o seu esplendor intocado: há papagaios-do-mar, lontras, póneis, lebres e arminhos à solta pelas charnecas e falésias, baleias e focas no mar. Explora a pé, de caiaque ou de barco este destino de férias. Joga uma partida de golfe noturna no Dale Golf Course, dança noite adentro no festival Up Helly Ha ou fica a conhecer a música tradicional local no Shetland Folk Festival.

Marca voos para Aberdeen
Reserva hotéis nas Ilhas Shetland

Medellín, Colômbia

Os tempos do infame Pablo Escobar já lá vão e Medellín é agora uma cidade cosmopolita e vibrante

Rodeada de montanhas e aninhada num vale verde-esmeralda profundo, Medellín já se livrou há muito dos tempos do Pablo Escobar, transformando-se numa cidade vibrante e cosmopolita. A sua nova infraestrutura, incluindo uma rede de metro, teleféricos nas colinas, parques e museus, apontam para o seu coração cultural. Conhecida como a ‘Cidade da Eterna Primavera’, o clima é perfeito o ano inteiro e vais querer aproveitar todos os dias das tuas férias de verão ao máximo O Parque Lleras de El Poblado, um parque com um perímetro de bares e restaurantes, é onde vais querer estar para os serões – mesmo que não te sintas vestido a rigor. Visita em agosto para apanhares a famosa Feria de las Flores. Esta é a festa que torna Medellín um dos destinos de férias de verão favoritos, porque dura 10 dias e a cidade enche-se de gente e de festa.

Marca voos para Medellín
Reserva hotéis em Medellín

Ilhas Lofoten, Noruega

As Ilhas Lofoten da Noruega são um mundo de sonho à espera de ser explorado

Alonga os teus dias de férias de verão na terra do sol da meia-noite. As Ilhas Lofoten da Noruega são um aglomerado rochoso e ventoso repleto de casotas vermelhas e os barcos da comunidade pescadora a boiar sossegados na água. O ferry de Hurtigruten faz o percurso entre as ilhas a partir do porto principal de Svolvær e tens muita caminhada, caiaque e ciclismo com que te entreteres. A paisagem áspera ergue-se em teu redor, proporcionando vislumbres magníficos de terreno rochoso, incluindo Fløya e um mar pálido frequentado por cachalotes. Faz pesca de alto mar no maior recife de água fria do mundo e petisca o bacalhau (klippfisk) que vês a secar ao ar livre. As Ilhas Lofoten, são assim um destino de verão mais virado para as atividades marítimas.

Marca voos para Leknes Reserva hotéis em Lofoten

Kotor, Montenegro

Kotor no Montenegro é uma obra-prima medieval património da UNESCO

Circundada por muralhas de pedra colossais e montanhas imponentes, a cidade de telhados vermelhos de Kotor parece protegida contra a passagem do tempo. A cerca de uma hora a Sul de Dubrovnik (que é um dos mais concorridos destinos de férias à volta do mar Adriático), Kotor é uma autêntica obra prima medieval, património da UNESCO, com uma herança abundante. Nas suas ruas estreitas encontras igrejas datando do século XII e outros destaques que incluem um Palácio do Príncipe e o Teatro de Napoleão. Compra um burek recheado para petiscar enquanto sais a explorar, demora o teu tempo a tomar um café ao ar livre, ou marca um passeio de barco pela baía estonteante. Durante o dia é uma cidade adormecida, mas à noite acendem-se as luzes, os bares, discotecas e música ao vivo vão-te surpreender.

Marca voos para Tivat
Reserva hotéis em Kotor

Ilhas Faroé, Dinamarca

Não há desfiladeiros rochosos e vales verdejantes com os das Ilhas Faroé

Cravadas entre a Noruega e a Islândia, as Ilhas Faroé são conhecidas pelo seu isolamento magnífico. Mas este arquipélago famosamente chuvoso, cheio de desfiladeiros rochosos e vales verdejantes, é um destino de férias de verão anual para os amantes da música. Todos os anos, ao longo de três dias, decorre o G! Festival, inchando a população da minúscula cidade de telhados de relva de Fuglafjørður, a capital da montanhosa Eysturoy, de umas poucas centenas para milhares de pessoas.

Dirige-te para a praia para espetáculos ao vivo e para um momento de relaxamento nos jacuzzis e saunas convenientemente dispostos na areia. Ouve mais bons sons no Summarfestivalurin em Klaksvík e segue de carro pelas estradas estreitas serpenteantes em busca dos concertos intermináveis de música clássica e folk espalhados pelas ilhas o verão inteiro.

Ler mais: Porque é que não podes deixar de visitar as Ilhas Faroé

Marca voos para as Ilhas Faroé Reserva hotéis em Thorshavn

Vitória, Colômbia Britânica, Canadá

Visita o Velho Cais dos Pescadores em Vitória, na Colômbia Britânica, Canadá © Tourism Victoria

Aninhada na Ilha de Vancouver, Vitória mistura o velho e o novo com charme e bons modos. Os seus edifícios formais, autocarros de dois andares à moda londrina, jardins de flores estonteantes e salões de chá apontam para a sua herança britânica – tudo sob a alçada da beleza natural do Canadá. Explora os Edifícios do Parlamento e o Royal British Columbia Museum no Inner Harbour, depois dá aos braços com uma volta de caiaque pelo Fisherman’s Wharf. Leva os miúdos ao Victoria Bug Zoo ou ao Miniature World; arrasta os historiadores até ao magnífico Castelo Craigdarroch ou ao chique Fairmont Empress Hotel para chá e scones. Os apreciadores de vinho devem tirar um dia para visitar Cowichan Valley.

Marca voos para Vitória
Reserva hotéis em Vitória

Precisas de mais inspiração para 2018? Deixamos-te aqui os destinos de férias baratos para 2018, os 15 eventos de arte inspiradores à volta do mundo em 2018 e as festas populares espetaculares que tens que viajar em 2018. Com tanta inspiração, não te faltarão opções.