20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca

1. Pastéis de bacalhau

Tanto como entrada, como como prato principal, são sempre uma delícia.

Tanto como entrada, como como prato principal, são sempre uma delícia.

Um famoso ditado popular português afirma que há mais receitas de bacalhau do que dias num ano. Um verdadeiro estandarte da cozinha portuguesa, o bacalhau pode, por exemplo, ser desfiado para formar uma espécie de bolinhos de peixe. Dourados e com uma camada exterior crocante e um interior suave, estes podem ser servidos como entrada ou prato principal acompanhados com arroz.

2. Bacalhau à brás

Derrete-se na boca um bom bacalhau a brás.

Derrete-se na boca um bom bacalhau a brás.

O processo de criação de pratos de bacalhau pode ser extremamente criativo. Por exemplo, se salteares bacalhau desfiado com cebola e batata palha e lhes adicionares azeitonas e salsa, o resultado chama-se bacalhau à brás. Por ser tão saboroso e fácil de cozinhar, a sua fama não é surpresa nenhuma e certamente fará parte das listas de pratos típicos portugueses.

3. Alheira de Mirandela

A deliciosa alheira de Mirandela...

A deliciosa alheira de Mirandela…

Um clássico entre salsichas fumadas e chouriços, a alheira foi criada pelos Judeus por forma a fazer a inquisição portuguesa acreditar que eram cristãos. Nos dias que correm, este chouriço sem porco tornou-se num prato clássico da gastronomia portuguesa, normalmente servido com um ovo estrelado e batatas fritas.

Reserva hotéis em Mirandela

4. Francesinha

Famosa, mas portuguesinha.

Famosa, mas portuguesinha.

Rapaziada, assim se reinventa o conceito de sanduíche de queijo e fiambre: triplicar a quantidade de queijo, adicionar várias camadas de enchidos, cobrir tudo com molho. Esta receita típica da cidade do Porto é uma versão rebelde do Croque Monsieur francês, o que parece justificar o seu nome fantástico sabor.

Ler mais: O Porto além do porto: um guia de 3 dias pela capital nortenha

Marca voos para o Porto Reserva hotéis no Porto

5. Cozido à portuguesa

Típico cozido à portuguesa que todos nós gostamos e que faz parte da culinária portuguesa.

Típico cozido à portuguesa que todos nós gostamos e que faz parte da culinária portuguesa. © nataliaspb / Getty Images

Um cozido tradicional para amantes de carne, este prato inclui frango, carne de vaca, porco e várias salsichas de porco. Este abundante festival de carne tem também alguns vegetais, como cenouras cozidas, couve e feijão. A água utilizada para cozer todos estes ingredientes torna-se num nutritivo caldo que podes beber ou utilizar para cozer arroz.

6. Caldeirada de peixe

Junta-lhe peixes e coze. Delicioso.

Junta-lhe peixes e coze. Delicioso.

O uso de peixe e marisco na culinária portuguesa é no mínimo abundante. Põe tudo o que conseguires agarrar num tacho e o resultado é uma caldeirada, um cozido de peixe com vários tipos de peixe e marisco, coberto de tomates e ervas aromáticas. O jantar ideal após um longo dia de praia.

7. Amêijoas à Bulhão Pato

Umas ameijôas depois de um dia de praia, o que nos dizes?

Umas ameijôas depois de um dia de praia, o que nos dizes?

Faz um favor a ti mesmo: pega numa cerveja bem fresca, senta-te numa esplanada solarenga, e pede uma dose desta deliciosa iguaria. Neste prato de ameijoas não é só o que está dentro das conchas que conta, mas também mergulhar pedaços de pão no molho divinal em que são preparadas, feito à base de azeite, coentros, alho e vinho branco. Perfeito para uma tarde bem passada com amigos.

8. Queijo da Serra

Junta-lhe uma torradinha e verás.

Junta-lhe uma torradinha e verás.

O Queijo da Serra com leite de ovelha, com um sabor intenso e textura cremosa. Incompreensivelmente, é quase desconhecido fora de Portugal. Varia entre suave e amanteigado e mais duro com um sabor mais forte, tornando-o num deleite para amantes de queijo e apreciadores da culinária portuguesa.

Reserva hotéis na Covilhã

9. Caldo verde

Outro prato onde o chouriço não pode faltar.

Outro prato onde o chouriço não pode faltar.

Uma presença frequente nas festas tradicionais portuguesas em honra do santo padroeiro de cada localidade, o caldo verde é uma sopa feita à base de batatas, cebola, couve e rodelas de chouriço. É a comfort food perfeita e pode ser servida como ceia, ou antes de qualquer prato principal.

10. Sardinhas assadas

Sardinhas assadas caem sempre bem. Se for durante o verão e durante os Santos Populares, melhor ainda.

Sardinhas assadas caem sempre bem. Se for durante o verão e durante os Santos Populares, melhor ainda.

Uma fantástica combinação de peixe fresco e sabor fumado da grelha, estas sardinhas assadas em carvão são o prato mais típico de Lisboa. Podem ser encontradas tanto em restaurantes como em banca nas ruas durante as festas de Santo António em junho. Quer sejam servidas em cima de uma fatia de broa de milho, com uma salada de pimentos assados ou legumes cozidos, não te esqueças de as cobrir com uma generosa quantidade de azeite para disfrutares de toda a experiência desses petiscos portugueses de fazer crescer água na boca!

Marca voos para Lisboa Reserva hotéis em Lisboa

11. Bolo do caco

Come-se com e sem hambúrgueres.

Come-se com e sem hambúrgueres.

A versão tradicional madeirense de pão-de-alho, este pão achatado e circular, é cozido num forno de lenha artesanal e vai certamente fazer-te derreter por dentro se for servido quente e estaladiço. Algumas hamburguerias começaram a utilizar este pão para tornar os seus hambúrgueres mais típicos, uma brilhante ideia que, quando provares, vais desejar ter-te lembrado antes.

Marca voos para o Funchal Reserva hotéis no Funchal

12. Arroz de Pato

Quem já provou sabe, o chouricinho faz a diferença.

Quem já provou sabe, o chouricinho faz a diferença.

Nada mais, nada menos que um risotto de pato com uma cobertura estaladiça, coberto de fatias de chouriço. Antes de ir ao forno, o pato é cozido até estar tão tenro quanto possível, suave quando chega à boca. Com um copo de vinho tinto, é garantidamente uma experiência do outro mundo.

13. Pastel de Belém

Pastel de nata, é o pastel de Belém.

Pastel de nata, é o pastel de Belém.

A receita secreta do pastel de Belém foi originalmente criada por freiras católicas, e esta iguaria pode ser comprada junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Há um debate muito aceso sobre quão diferente é do mais conhecido pastel de nata: para alguns, é praticamente igual, sendo o nome diferente apenas por esta variedade ser vendida na zona de Belém. Para outros, é totalmente diferente, e nem se discute a questão.

Mas acredita, é mesmo diferente. É diferente! Não, mas é mesmo. O melhor é provares mesmo e resolver esta questão de uma vez por todas.

Marca voos para Lisboa Reserva hotéis em Lisboa

14. Torta de Azeitão

A imagem de um lanche saboroso.

A imagem de um lanche saboroso.

Em Portugal, sobremesas feitas à base de ovos são muito comuns, com muitas variedades regionais. Uma muito famosa é a torta de Azeitão, uma torta muito coberta de gema de ovo doce e canela, enrolada na perfeição. Estas tortas são uma alegria para quem gosta de doces, e um petisco a não perder se passares por Azeitão.

Reserva hotéis em Azeitão

15. Ovos moles de Aveiro

Ir a Aveiro e não comer ovos moles, é como ir a Roma e não ver o Papa.

Ir a Aveiro e não comer ovos moles, é como ir a Roma e não ver o Papa.

Se achas que falta alguma coisa na tua vida, tens que experimentar ovos-moles: gema de ovo doce, enrolada em forma de conchas numa bolacha tão fina como uma folha de papel. Ainda que não resolva os teus problemas, vai certamente alegrar o teu dia. Nem o conhecido autor português do século XIX Eça de Queirós o negava, de tal forma que mencionou esta iguaria na sua obra-prima, Os Maias, algo que deixa a cidade de Aveiro (de onde vem a receita original) muito orgulhosa. E com razão, dizemos nós.

Reserva hotéis em Aveiro

16. Pão de ló

Pão de ló com um cafézinho...

Pão de ló com um cafézinho… © bonchan / Getty Images

O mais tradicional dos bolos portugueses, é uma sobremesa frequente nas épocas de Natal e Páscoa e é vendido na maioria das pastelarias envolto em papel vegetal. Suave, simples e volumoso, o pão de ló pode ser servido com uma bola de gelado ou comido sozinho.

17. Polvo à Lagareiro

O sabor desta iguaria da gastronomia portuguesa, é inigualável.

O sabor desta iguaria da gastronomia portuguesa, é inigualável.

Como podíamos nós não incluir polvo numa lista de receitas portuguesas? A sério, como? O polvo é tão especial que normalmente é servido em cerimónias ou ocasiões especiais como a noite de Natal. É também servido como entrada em vários restaurantes especializados em peixe e marisco, geralmente frio com cebola, azeite e salsa. Polvo à Lagareiro é uma receita de polvo assado, coberto em azeite e alho e servido com batatas assadas.

18. Arroz doce

Das mais requisitadas sobremesas.

Das mais requisitadas sobremesas.

Se há uma sobremesa portuguesa que qualquer avó te fará com prazer, é arroz doce: Um pudim de arroz cozido com limão e polvilhado com canela. Tem aquela fragrância que te lembra do Natal, festas de anos e família. Asseguramos-te que esta sobremesa portuguesa te vai deixar num estado de conforto extremo.

19. Queijadas de Sintra

As queijadinhas de Sintra depois de um passeio pela vila, valem a pena.

As queijadinhas de Sintra depois de um passeio pela vila, valem a pena.

Estes pastéis de ovo são feitos com requeijão, e são um estandarte da adorável vila de Sintra, a escassos 20 minutos de carro do centro de Lisboa. Se vais visitar o castelo, um dos vários palácios da vila ou apenas dar um passeio pela mata, não deixes de passar pela pastelaria para comprar um pacote de queijadas, polvilhadas com canela para tornar as coisas ainda mais interessantes.

Reserva hotéis em Sintra

20. Salame de chocolate

Em criança ou adulto, sabe sempre bem.

Em criança ou adulto, sabe sempre bem.

Este doce em forma de salsicha é fácil de fazer e também vendido em embalagens na maioria dos supermercados portugueses. Ainda que vários países europeus discutem a sua origem, não há dúvida quem pensou em misturar chocolate em pó com manteiga, ovos e pedaços de bolacha era uma pessoa visionária.

Adoras a gastronomia portuguesa e ao mesmo tempo desejas conhecer mais do nosso país? Aproveita para provar algumas iguarias e conhecer as 6 aldeias históricas de Portugal ou fazer turismo rural pelo país enquanto vais provando alguns pratos. Caso não seja essa a tua ideia, umas escapadinhas de fim de semana certamente te ajudarão com isso.
Relacionado
7 maravilhas de origem portuguesa para visitar no mundo
— 6 mins de leitura

7 maravilhas de origem portuguesa para visitar no mundo

Pratos locais autênticos para experimentares pelo mundo
— 10 mins de leitura

Pratos locais autênticos para experimentares pelo mundo