Castelos de Portugal: os 11 mais marcantes da história

Estes são alguns dos castelos de Portugal que, outrora, serviram de proteção ou abrigo. Hoje, são fortificações encantadas, espalhadas por diversas cidades e que fazem parte da História de Portugal. Inspira-te!

1. Castelo dos Mouros – Sintra

O Castelo dos Mouros e a vista incrível da Serra de Sintra.

O Castelo dos Mouros e a vista incrível da Serra de Sintra.

Comecemos por aquele que é, talvez, o mais mítico dos Castelos de Portugal. Em dias de nevoeiro serrado, as suas extremidades são as únicas que conseguem perfurar a densidade do ar. E só isso demonstra bem a imponência que o Castelo dos Mouros, situado em plena Serra de Sintra, transporta. Foi fundado no século X e é, incrivelmente, um dos castelos de Portugal mais bem conservados.

Incrustado em penhascos e altas montanhas, a sua vista panorâmica é única. Portanto, se fores a Sintra, já sabes: Castelo dos Mouros é de paragem obrigatória. Depois, claro, aproveita para melhor conheceres esta vila, considerada Património Mundial pela UNESCO em 1992. Logo ali ao lado, terás ainda outra vila de enorme interesse turístico, mas de índole mais balnear: Cascais!

Reserva hotéis em Sintra

2. Castelo de Guimarães – Guimarães

O Castelo de Guimarães - um dos mais imponentes da nossa história.

O Castelo de Guimarães – um dos mais imponentes da nossa história.

Dizem que aqui nasceu Portugal e o seu primeiro rei, D. Afonso Henriques. E desde logo, o Castelo de Guimarães tem uma unicidade fora do comum: com os seus recortes de pedra por dentro da cidade vai desenhando um caminho único, herdado desde a reconquista cristã na Península Ibérica. À visita a este castelo que tanto serviu a monarquia portuguesa, acrescenta ainda uma estadia na Cidade Berço. Se ficares mais uns dias pelo Minho, conhece a sua capital, Braga e aproveita a beleza única do Parque Natural Peneda Gerês. Acredita, será uma mistura perfeita entre natureza e o universo urbano, sempre com a História de Portugal como pano de fundo.

Reserva hotéis em Guimarães

3. Castelo de Montalegre – Montalegre

Demorou quase uma década para ser construído, mas o Castelo de Montalegre perdura.

Demorou quase uma década para ser construído, mas o Castelo de Montalegre perdura.

Foi Afonso III que tomou as rédeas do Castelo de Montalegre como forma de proteção das fronteiras de Chaves e da zona de Trás-os-Montes sob domínio real. Montalegre era uma zona deserta na altura e, pouco tempo depois, o castelo perdeu o título de propriedade régia e as redondezas começaram a ser povoadas. Hoje, este castelo de Portugal continua rodeado de um verde tranquilizante.

Para os amantes de natureza, o Nordeste de Portugal pode ser a opção perfeita para uma estadia de alguns dias. Além da história de Portugal, aprende um pouco sobre a gastronomia desta região, sempre bastante rica em carnes e enchidos. Um mimo para quem adora misturar estes dois mundos.

Reserva hotéis em Montalegre

4. Castelo de Santa Maria da Feira – Santa Maria da Feira

Os traços do estilo medieval no Castelo de Santa Maria da Feira.

Os traços do estilo medieval no Castelo de Santa Maria da Feira.

Ganha vida nos meses de julho e agosto quando toda a cidade volta atrás no tempo e recupera a época medieval. O Castelo de Santa Maria da Feira parece saído de livros de contos fantásticos medievais e é um dos mais importantes representantes da preocupação portuguesa na defesa de território entre o século XI e XVI. Foi crucial, por exemplo, para a vitória na batalha de São Mamede em 1128 ganha por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Por estas paragens, recomendamos uma visita a Santa Maria da Feira, pois claro, mas também a Aveiro e, obviamente, ao Porto. É tudo próximo e com imensas locais de enorme interesse turístico.

Reserva hotéis em Santa Maria da Feira

5. Castelo de Arraiolos – Arraiolos

A invulgar forma redonda do Castelo de Arraiolos.

A invulgar forma redonda do Castelo de Arraiolos.

Anos mais tarde, por volta de 1310, ganha vida o Castelo de Arraiolos, no distrito alentejano de Évora. Com uma forma circular e duas torres principais com protagonismo em cima de um humilde monte, este castelo de Portugal simboliza o reinado de D. Dinis e também a doação do mesmo a Nuno Álvares Pereira cerca de 80 anos depois. Na época da Restauração, ainda sofreu obras de remodelação mas acabou quase em ruínas após o terramoto que assolou o país em 1755. Fixa este castelo para o visitares numa das tuas muitas idas ao Alentejo, não te vais arrepender.

Reserva hotéis em Arraiolos

6. Castelo do Marvão – Marvão

O Castelo de Marvão tem uma vista de tirar a respiração.

O Castelo de Marvão tem uma vista de tirar a respiração.

À medida que vais subindo, as ruelas que adornam o Castelo de Marvão, no pico da serra de São Mamede, também no Alentejo mas no distrito de Portalegre, ficarás cada vez mais rendido aos recantos e jardins que compõem o seu perímetro. Quando atingires o topo, respira fundo, olha à tua volta e deixa-te impressionar pela bonita fotografia da planície alentejana — olá, Instagram!

Este é dos castelos de Portugal com melhor vista, sendo que esta fortificação foi, noutros tempos, um ponto de vigia para potenciais investidas espanholas, cuja fronteira fica a escassos quilómetros de distância. Mesmo sem certezas absolutas, acredita-se que a origem deste castelo de Portugal é pré-histórica e que tem uma certa proximidade à cultura romana. Os portugueses estiveram por lá até cerca de 1214.

Reserva hotéis em Marvão

7. Castelo de Porto de Mós – Porto de Mós

O Castelo de Porto de Mós foi erguido sob um posto de vigia romano.

O Castelo de Porto de Mós foi erguido sob um posto de vigia romano.

De boa conservação está o Castelo de Porto de Mós, com a particularidade de possuir umas torres verdes de estilo gótico e romancista. O seu nome está cravado nos versos de Luiz Vaz de Camões e foi outra das vítimas do forte terramoto que abalou o país em 1755. Só muito mais tarde, em 1960, o Castelo de Porto de Mós recuperaria a face de forte. Este castelo situa-se no distrito de Leiria pelo que aproveita para conheceres a cidade e os vários povoados à volta, onde encontrarás diversos monumentos de grande relevância histórica para o país, entre os quais os mosteiros da Batalha e de Alcobaça.

Reserva hotéis em Porto de Mós

8. Castelo de Leiria – Leiria

Um dos ex-libris da cidade, o Castelo de Leiria tem também uma vista sobre a cidade.

Um dos ex-libris da cidade, o Castelo de Leiria tem também uma vista sobre a cidade.

No topo da cidade de Leiria está o seu castelo com o mesmo nome. Daqui, é possível vislumbrar-se toda a região e por isso é um dos seus ex-libris turístico. O Castelo de Leiria chegou a estar em ruínas depois da Restauração da Independência e só em 1915 voltou a ganhar vida de monumento especial, classificado hoje como espaço museológico. É, sem dúvida, um dos castelos de Portugal mais emblemáticos e que melhor representa a sua cidade.

Reserva hotéis em Leiria

9. Castelo de Óbidos – Óbidos

Com uma vila no seu interior, o Castelo de Óbidos é dos mais charmosos que temos.

Com uma vila no seu interior, o Castelo de Óbidos é dos mais charmosos que temos.

De toda esta lista de lugares históricos, o Castelo de Óbidos é um dos poucos que se rendeu aos novos tempos e se transformou num hotel. As suas muralhas espalham-se pela vila charmosa de Óbidos com elementos da arte românica, gótica, manuelina e barroca. Aqui, tudo é medieval, tudo é Idade Média, tudo é História. Classificado como monumento nacional, o castelo foi construído a partir do século XII e a sua ampliação apenas terá terminado no século XIV. Óbidos tem tudo no seu interior, pelo que a nossa sugestão é que te deixes ficar por aqui para que possas aproveitar tudo o que a vila oferece a nível cultural, gastronómico e, claro, histórico.

Reserva hotéis em Óbidos

10. Castelo de Almourol – Praia do Ribatejo

Rodeado de água, só é possível chegar ao Castelo de Almourol de barco.

Rodeado de água, só é possível chegar ao Castelo de Almourol de barco.

É um dos castelos de Portugal mais singulares. O Castelo de Almourol situa-se numa ilha rodeada de pedras no meio do rio Tejo, na região de Tomar. Ali perto, haverá sempre um barco para que possas visitá-lo por dentro. No que à História de Portugal diz respeito, estes são os factos mais relevantes: os muçulmanos conquistaram a ilha aos visigodos por altura do século VIII; e quando os cristãos conquistaram a Península Ibérica, D. Afonso Henriques entregou o castelo à Ordem dos Templários que terão terminado a reconstrução do castelo em 1171. Há muito, muito tempo, como podes comprovar.

Reserva hotéis em Constância

11. Castelo de São Jorge – Lisboa

O Castelo de São Jorge serve de protetor da cidade de Lisboa.

O Castelo de São Jorge serve de protetor da cidade de Lisboa.

Chegámos ao último dos 11 castelos de Portugal que temos para te apresentarl! Foi erguido em Lisboa, numa das suas sete colinas, e é um dos pontos turísticos mais procurados de toda a cidade: o Castelo de São Jorge. Foi construído no século XI pelos mouros, tornando-se, a partir desse momento, num ponto de defesa de quem o ocupou. A sua posição extremamente elevada favorecia esta tomada de posição. Acabou por ser a casa do primeiro rei de Portugal e continuou assim até ao século XVI. Aí, começou a ter um papel militar.

Após as normais lições de História de Portugal, fecha o caderno de apontamentos e prepara a máquina fotográfica do smartphone — ou uma reflex — para gravar o momento. Conseguirás observar (quase) toda a cidade e, caso te apeteça, poderás aproveitar a ocasião para desfrutar de uma refeição com vista rio. Fica o aviso: é imperdível.

Reserva hotéis em Lisboa

Queres descobrir mais para além dos Castelos de Portugal? Então vê a lista das melhores praias do país para 2018 ou viaja pelas melhores regiões vinícolas de Portugal. Caso queiras ir para fora, nós temos um guia para 12 dias no Vietname.
Relacionado
5 locais a visitar em Portugal no inverno
— 7 mins de leitura

5 locais a visitar em Portugal no inverno