10 dicas para conseguir um upgrade de voo gratuito

São poucas as pessoas que recusariam aquela cobiçada situação em que nos é proposta a troca para um lugar sentado na classe executiva ou em primeira classe, daí ser tão difícil de o conseguir. No entanto, há algumas dicas e truques que podem aumentar a probabilidade de receberes um upgrade tanto para um voo em business class, como para o precioso voo de primeira classe. Lê as nossas 10 dicas abaixo, faz as malas e prepara-te para viajar em estilo.

1. Adere a um programa de passageiro frequente

Começa com o óbvio: ganhar o upgrade. Se sabes que vais viajar muito, adere a um programa de passageiro frequente. Quando as milhas ou pontos começarem a acumular, podes usá-los para mudar o teu bilhete para um voo de primeira classe. A outra regalia é que, se o voo estiver sobrelotado e a companhia aérea precisar de mudar um passageiro para primeira classe, os clientes fiéis serão os primeiros na fila.

2. Escolhe bem os horários dos voos

Uma inconveniência pode resultar em luxo mais tarde

Pode compensar escolher um voo num dia e hora que te sejam ligeiramente inconvenientes, mas ainda viáveis. Viajar em horas e dias de ponta significa que o voo vai estar cheio de homens e mulheres de negócio, todos membros do programa de passageiro frequente da companhia aérea (e portanto com maior probabilidade de receber um upgrade). Escolhe horários, dias e até rotas de menos movimento e as tuas probabilidades de sucesso aumentarão significativamente.

Ler mais: Espreita o nosso Estudo Anual de Voos para descobrir a melhor – e pior! – altura para marcares o teu voo.

3. Chega atrasado

Esta é uma dica para as pessoas que não se importam de ficar à espera para fazer o check-in em cima do joelho. As companhias aéreas costumam sobrelotar os voos para compensar pelos passageiros que não aparecem no dia, por isso, se chegares tarde o suficiente para que tenham dado o teu lugar a outra pessoa, e se tiveres a sorte de haver espaço na classe executiva (ou em primeira), são bem capazes de te dar um lugarzinho especial.

4. …ou chega cedo

Em alternativa, chega cedo. Se o pessoal do check-in souber que o voo vai estar completamente cheio, poderão escolher dar o upgrade a alguém que faça cedo o check-in, para garantir espaço suficiente na classe económica para os restantes. Com um voo cheio, se te ofereceres para apanhar um voo partindo mais tarde, é bem possível que te retribuam o favor com um voo em primeira classe.

5. Veste-te a rigor

O pijama vai na bagagem de mão

O pijama vai na bagagem de mão

Se tens pela frente um voo de longo curso, vais querer vestir-te de forma confortável – mas não em demasia. Se queres conquistar um desses lugares na business class, mistura conforto com estilo. Na hora H, quem é vai receber o upgrade? O tipo de fato-de-treino ou a mulher vestida de saia e camisa informais mas compostas?

6. Arranja uma boa razão

Para recém-casados, podes tentar o velho ‘vê-se-pega’ da lua-de-mel no check-in. Veste-te bem, mostra-te entusiasmado e, enfim, pode ser que pegue. As ocasiões especiais merecem ser celebradas e, se tiveres sorte – e se o pessoal do check-in estiver com a disposição certa – podes acabar com um bilhete para um voo de primeira classe na mão. Tudo o que precisas é de um pouco de descaramento…

7. Sê flexível

A par com o que já foi dito, a flexibilidade pode ser a tua entrada para a classe executiva. Se o voo estiver sobrelotado, as companhias aéreas irão sempre pedir voluntários antes de mudar um passageiro para outro voo, provavelmente partindo mais tarde. Se não tens problema em chegar ao teu destino um pouco mais tarde do que planeavas, avisa o pessoal do check-in de que estás disposto a mudar. Como forma de agradecimento pela tua cooperação e flexibilidade, o teu voo mais tardio pode bem incluir um upgrade.

Ler mais: queres mais pormenores sobre compensação e voos? Espreita o nosso infográfico sobre atrasos, cancelamentos e sobrelotação.

8. Não peças um upgrade

Uma coisa que não deves fazer é pedir directamente um upgrade quando estás a fazer o teu check-in. O pessoal da companhia aérea sabe que queres um upgrade gratuito – quem não quereria? – por isso não vais chegar longe a pedi-lo enquanto fazes o check-in às tuas malas. No entanto, quando chegares à porta de embarque, podes perguntar pelos “upgrades operacionais” – medidas para quando a classe económica está cheia ou sobrelotada. É o sistema informático que costuma gerar uma listas dos passageiros a quem dever ser atribuído o upgrade (p.ex. programas de passageiro frequente, etc.), mas, como o pessoal da porta de embarque é quem toma a decisão final, perguntar não dói.

9. Voa sozinho

Esta é um bocadinho mais difícil a não ser que já planeasses viajar sozinho, mas tens uma probabilidade muito maior de conseguir o upgrade se estiveres ‘flying solo’. É mais difícil sentar famílias juntas, ou mesmo casais, mas se fores só tu, conseguem-te enfiar num cantinho qualquer. É claro que podes acabar no lugar do meio se te puserem na classe económica premium – mas não há lugar do meio em business ou em primeira classe…

10. Sê simpático

Este podia ser o bilhete mágico

Este podia ser o bilhete mágico

Por último, mas não menos importante, o conselho mais comum dado pelo pessoal das companhias aéreas e pelos sortudos que conseguiram um upgrade no passado, é simplesmente ser simpático. Todos os representantes das companhias aéreas que encontras no aeroporto – desde o pessoal do check-in ao pessoal da porta de embarque – têm a autoridade para te ajudar. A maioria das pessoas tratam-nos como máquinas, por isso destaca-te; faz perguntas, sê educado, sorri e sê simpático, e talvez até sejas recompensado com um agradecimento especial.

Experimenta – não custa tentar. Nunca se sabe, podes estar a beber um copo de champagne no teu próximo voo, enquanto os outros pobres coitados se esforçam para pôr as malas nas bagageiras.

Não tens voo marcado? Espreita as nossas recomendações ‘low-cost’ para 2016, e chega em estilo!