Tendências em Viagens: 11 destinos em ascensão para visitar em 2017

És um viajante que estabelece tendências? Aqui tens os próximos destinos da moda, para os poderes visitar antes que cheguem as multidões.

Toma a decisão de visitar um lugar novo pelo menos uma vez por ano - que tala cidade vibrante de Sibiu, na Roménia?

Toma a decisão de visitar um lugar novo pelo menos uma vez por ano – que tala cidade vibrante de Sibiu, na Roménia?

Categoria Cidades Dicas & truques

Data 08/12/2016

2016 foi o ano do teu Instagram ser invadido por fotografias de praias cubanas e todos os teus amigos se porem a postar sobre as suas viagens incríveis à Lagoa Azul na Islândia. Cada ano tem os seus destinos preferidos de que parece que toda a gente fala, mas não seria bom saber para onde ir antes de chegarem as multidões e e as subidas de preços, e o lugar se tornar menos autêntico?

Estivemos a analisar países à volta do mundo para ver que destinos têm tido um aumento progressivo de visitas e, portanto, se revelam como prováveis destinos de ‘tendência’ nos próximos anos. De acordo como o estudo UNWTO, estes países têm tido um pico de chegadas internacionais constante desde 2010 e é expectável que tornem mais populares com cada ano que passa.

Por isso, antes que se passe a palavra, sugerimos que os acrescentes aos teus planos de viagem para 2017. Parte a descobrir os seus encantos antes que o resto do mundo tenha a mesma ideia.

Mianmar (Burma)

Mulheres a secar pequenos peixes que apanham nas águas rasas cristalinas de Ngapali
Mulheres a secar pequenos peixes que apanham nas águas rasas cristalinas de Ngapali

O turismo no Myanmar, ou Burma, tem crescido lentamente desde que se abriram as portas ao turismo em 1992. Os viajantes curiosos dirige-se cada vez mais para este país místico do sudeste asiático, que teve um aumento de quase 500% de visitantes internacionais entre 2010 e 2015*.

Um dos sítios arqueológicos mais ricos da Ásia é a cidade encantadora de Bagan, onde se encontra a maior colecção de templos e ruínas budistas dos séculos XI e XII. Também encontras vestígios subterrâneos da história do Myanmar nas Grutas de Pindaya, um lugar de peregrinação budista sagrado onde milhares de figuras do Buda adornam as paredes do chão ao tecto.

O Myanmar tem também um número considerável de praias fantásticas, cada uma com o seu charme próprio. O seu nome supostamente proveniente da famosa cidade italiana de Nápoles, às águas azul-turquesa e areia branca da Praia Ngapali fazem desta a praia de eleição da zona. Mais a sul encontras a Praia Ngwesaung, conhecida pelo seu estilo de vida descontraído, onde verás frequentemente habitantes locais a pescar nas suas margens despovoadas.

Saber mais sobre o Myanmar (Burma)

Sri Lanka

Monges budistas fazem pose para uma fotografia em frente a um templo em Anuradhapura
Monges budistas fazem pose para uma fotografia em frente a um templo em Anuradhapura

Considerado o paraíso perdido do mundo por muitos viajantes, a paisagem hipnotizante do Sri Lanka está coberta de florestas tropicais verdejantes, montanhas imponentes e vastas planícies. Perto da costa da vizinha Índia, esta ilha em forma de lágrima é um mundo em si mesmo e uma mistura única de pessoas e denominações.

As ruínas restauradas do Reino de Anuradhapura, o primeiro reino estabelecido do Sri Lanka ancião, e uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo, compõem uma das cidades mais sagradas dos Budistas Mundiais.

Para além dos seus templos e palácios históricos, a capital, Colombo, é um núcleo secreto de compras de marca e discotecas abertas até tarde. Por vezes um pouco caótico, o Mercado Petah tem tudo desde fruta e vegetais frescos até roupa. Como alternativa mais sossegada, o único parque público grande de Colombo, o Parque Viharamahadevi, é um lugar simpático para dar um passeio e receber a dose diária de natureza.

Saber mais sobre o Sri Lanka

Paraguai

Aninhado entre o Brasil, a Argentina e a Bolívia, o Paraguai é uma jóia escondida muitas vezes ofuscada pelas suas primais sul-americanas mais populares. O que lhe falta em termos de praias e spots de surf, é compensado com história, vida selvagem exuberante e uma identidade cultural própria.

Conhecida como a “Mãe das Cidades”, a capital do Paraguai, Asunción, foi uma das primeiras cidades estabelecidas pelos exploradores europeus, e foi base para futuras expedições coloniais pela América do Sul. Hoje em dia é um centro de arte contemporânea com as obras de pop art e surrealismo dos artistas locais representadas nos museus, galerias e instituições independentes da cidade.

As Missões Jesuítas (Património da UNESCO) impressionantes do Paraguai foram em tempos centros prósperos construídos para integrar as populações indígenas Guarani na fé Cristã. As ruínas são consideradas uma das criações religiosas mais impressionantes do mundo, e curiosamente não estão apinhadas de turistas, apesar do turismo no Paraguai ter aumentado 161% comparativamente aos últimos 5 anos*.

Saber mais sobre o Paraguai

Tajiquistão

As vistas de cortar a respiração da natureza do Tajiquistão são melhor aproveitadas subindo às montanhas
As vistas de cortar a respiração da natureza do Tajiquistão são melhor aproveitadas subindo às montanhas

Os fãs de escalada e montanhismo não precisam de procurar mais longe que o Tajiquistão, um sonho tornado realidade para os amantes da natureza, coberto de montanhas dramáticas, lagos azul-turquesa e aldeias rurais intemporais. Depois de subires ao glaciar Fedchenko, o maior do mundo, fica a conhecer a comunidade local através de uma estadia num yurt Kyrgyz tradicional, onde serás bem acolhido com hospitalidade generosa e, com sorte, a oportunidade de provar cozinha local autêntica.

Vêem-se pelo país inteiro vestígios de influência chinesa, árabe e russa. Embora a República do Tajiquistão actual tenha apenas 23 anos de idade, a sua cultura e história abundantes ganham vida nas suas mesquitas medievais, castelos e edifícios de estilo soviético. O Tajiquistão tem também alguma da arte rupestre neolítica mais antiga do mundo, datando de 6500AC, que é praticamente impossível de encontrar sem a ajuda de um guia ou motorista!

Saber mais sobre o Tajiquistão

Japão

Os quimonos tradicionais japoneses vêm em cores e padrões diferentes, e são frequentemente usados para ocasiões especiais
Os quimonos tradicionais japoneses vêm em cores e padrões diferentes, e são frequentemente usados para ocasiões especiais

A mistura japonesa de santuários e templos históricos com tecnologia de ponta e arquitectura inovadora fazem do Japão um país fascinante com partes iguais de tradição e futuro. Não é de admirar que o turismo tenha aumentado quase 130%* desde 2010 – o Japão é um país cheio de contradições curiosas, como o contraste entre navegar as multidões caóticas no metro de Tóquio e descobrir a tranquilidade total passeando pelos jardins zen de Kyoto.

Nenhuma viagem ao Japão ficaria completa sem uma volta no comboio de alta velocidade Shinkansen. No entanto, se preferes fugir às grandes cidades e explorar antes o campo menos concorrido, alugar um carro é sempre uma boa opção. A Estrada de Laputa é um percurso famoso situado na zona sol de Kyushu, conhecido pelos seus caminhos cénicos serpenteantes.

Saber mais sobre o Japão

Palau

Não te preocupes, estas alforrecas não picam!
Não te preocupes, estas alforrecas não picam!

A sudoeste das Filipinas encontras a ilha-nação de Palau, composta de centenas de pequena silhas rodeadas inteiramente de águas azuis imaculadas. A atracção mais famosa de Palau, as Ilhas Chelbacheb, são um destino mundialmente reconhecido de mergulho, snorkeling e caiaque.

A Ilha Eil Malk é uma das maiores das Ilhas Chelbacheb e onde se encontra o Lago das Alforrecas, um corpo de água salgada isolado que ficou gradualmente inteiramente separado do oceano há centenas de anos atrás. Os nadadores corajosos poderão vislumbrar um mundo alienígena raro fazendo snorkeling no lago entre as milhares de alforrecas – não venenosas!

Ao lado da ilha principal de Koror fica a lagoa conhecida como Via Láctea, onde te podes mimar com um banho de lama terapêutico e 100% natural. Há quem diga que as propriedades medicinais da lama podem fazer com que pele pareça 10 anos mais nova, por isso é frequente ver as pessoas cobrirem-se dos pés à cabeça nesta lama suave e leitosa.

Saber mais sobre Palau

Taiwan

Um grupo de amigos à conversa enquanto desfrutam da deliciosa comida de rua em Taiwan
Um grupo de amigos à conversa enquanto desfrutam da deliciosa comida de rua em Taiwan

Com uma mistura de influências chinesas, ocidentais e japonesas, Taiwan é um país cheio de agradáveis surpresas. Dada a sua localização ao longo da margem ocidental do Círculo de fogo do Pacífico, as paisagens dramáticas de Taiwan englobam picos majestosos, colinas ondulantes, vales extensos e ilhas dispersas.

Possivelmente a capital mais fixe e subestimada da Ásia, Taipei é uma cidade cheia de vida. Com bares de karaoke barulhentos a restaurantes temáticos, a mercados nocturnos cheios de lojas pop-up e carrinhos de comida de rua, á qualquer coisas nova por descobrir a cada esquina. O panorama gastronómica excelente de Taipei revolve à volta da tradição cultural de petiscar. Iguarias como pães gao quentes recheados de porco suculento, frango frito estaladiço, tijelas escaldantes de sopa de carne fresca, hotpots picantes e chá de bolhas cremoso, podem e devem ser provadas todas de uma vez, o que não significa que não te possas servir segunda vez.

Saber mais sobre Taiwan

Macedónia

Os habitantes locais celebram com música e dança ao pé do mosteiro de São Naum em Ohrid
Os habitantes locais celebram com música e dança ao pé do mosteiro de São Naum em Ohrid

Um dos maiores reinos sob o governo de Alexandre, o Grande, a República da Macedónia foi em tempos o estado mais poderoso do mundo. Em 2014, a capital da Macedónia, Skopje, passou por uma renovação completa, aptamente apelidada de “Skopje 2014” no sentido de destacar a história e cultura únicas do país. Edifícios neoclássicos e centenas de estátuas foram erguidos por toda a cidade, mas o bairro do Antigo Bazar continua a ser um dos lugares mais estimados a visitar na cidade.

Durante os meses de Verão, os habitantes locais dirigem-se para Ohrid, uma cidade serena rodeada de montanhas e ladeada de ruas calcetadas e café à beira do lago. Para além de ser um dos lagos mais antigos e profundos da Europa, o Lago Ohrid tem também vários mosteiros e igrejas impressionantes da Era Bizantina.

Outro segredo local bem guardado é a região de Demir Kapija, a porta de entrada para o coração da região vinícola e muitas das 80 adegas registadas da Macedónia.

Saber mais sobre a Macedónia

Roménia

Reza a lenda que a Ponte das Mentiras de Sibiu começa a tremer se alguém contar uma mentira em cima dela
Reza a lenda que a Ponte das Mentiras de Sibiu começa a tremer se alguém contar uma mentira em cima dela

De aldeias encantadoras a cidades vibrantes a regiões montanhosas e praias solarengas, a paisagem variada da Roménia tem qualquer coisa para oferecer a todo o tipo de viajantes.

A uma viagem curta de autocarro de Sibiu, uma das cidades mais visitadas da Transilvânia, encontras o Museu Astra da Civilização Folclórica Tradicional. Um dos maiores museus ao ar livre da Europa, as visitas podem explorar casas romenas tradicionais e edifícios autênticos centenários para um vislumbre do passado da Transilvânia. Com muitos museus e uma noite famosa, Sibui é também o ponto de partida ideal para um passeio de dia até Alba Iulia, a maior e mais impressionante cidadela da Roménia.

Apesar de poucos viajantes o saberem, a Roménia tem também muitas termas naturais e spas. Perto da fronteira coma Hungria, no distrito de Bihor, fica Baile Felix, actualmente o maior resort de saúde da Roménia, aberto o ano inteiro. As águas terapêuticas e ricas em minerais aliviam os sintomas de determinadas doenças e promovem o bem-estar.

Saber mais sobre a Roménia

Filipinas

Carroças puxadas por cavalos ladeiam as ruas coloridas de Vigan
Carroças puxadas por cavalos ladeiam as ruas coloridas de Vigan

Quilómetros de margens de areia branca espectaculares e alojamento sobre a praia relativamente acessível são apenas um par de razões que têm levado a um aumento de 50%* de turismo nas Filipinas, atraindo anualmente visitas do mundo inteiro.

Os caixões suspenso estão entre os marcos mais misteriosos em Sagada, uma terra a quase nove horas para norte de Manila nas montanhas Cordillera. Estes caixões, uma mistura de nvos e antigos, são supostamente pregados no alto das rochas para que os defuntos estejam mais próximos do céu. De volta ao piso térreo, a caminho da famosa Gruta Sumaguing, encontras os arrozais em terraços de Kapay-aw, uma alternativa menos conhecida aos famosos arrozais em terraços de Banaue, e igualmente deslumbrante.

Um dos poucos vestígios do século XVI nas Filipinas é a cidade colonial espanhola de Vigan. As suas ruas calcetadas pitorescas e carruagens puxadas por cavalos fazem com que seja difícil de acreditar que este Património Mundial da UNESCO tenha sido em tempos um importante posto de comércio e centro de poder político e religioso espanhol.

Saber mais sobre as Filipinas

Montenegro

As margens solarengas da Praia Przno ficam a apenas 40 minutos de carro de Kotor
As margens solarengas da Praia Przno ficam a apenas 40 minutos de carro de Kotor

Com as suas montanhas imponentes, desfiladeiros profundos, praias imaculadas e uma das últimas florestas tropicais do continente, o pequeno país balcânico do Montenegro é beleza de postal para onde quer que olhes.

A jóia da coroa é, claro, a Baía de Kotor. O seu fiorde azul cobalto está rodeado de montanhas íngremes e povoado de aldeias de conto-de-fadas. A melhor vista das casas de telhados terracota de Kotor é a partir do topo do castelo São Giovanni, onde podes absorver a beleza na baía na sua totalidade.

Saber mais sobre o Montenegro

Não há melhor momento que o momento presente! Não percas a oportunidade de conhecer estes destinos em 2017, senão vais ter a companhia de todas as outras pessoas que decidiram esperar até 2018.

*Com base me dados de 2010 a 2015 publicados no relatório “UNTWO Tourism Highlights 2016 Edition”

 

Sabemos que estás ocupado a planear as tuas férias para 2017, por isso deixa-nos ajudar-te a marcar os voos e hotéis, e até com o aluguer de carros, tudo no mesmo lugar na momondo.

Publicado

08/12/2016