As melhores viagens na Europa em 2017

Farto das mesmas cidades cheias de turistas para onde viaja toda a gente? Foge à multidão com as melhores viagens na Europa em 2017.

Um dia típico em Aarhus: os habitantes locais relaxam no novo espaço à beira da água ao lado do edifício Navitas em forma de estrela
Um dia típico em Aarhus: os habitantes locais relaxam no novo espaço à beira da água ao lado do edifício Navitas em forma de estrela

Porquê aturar com multidões de turistas e preços escandalosos quando podes viajar para cidades menos conhecidas que irradiam charme genuíno? Seja para uma escapadinha de fim-de-semana ou uma estadia prolongada, serão excedidas todas as tuas expectativas com a nossa lista das melhores viagens na Europa em 2017.

Bristol, Inglaterra

 Vai à caça da arte urbana em Stokes Croft

Vai à caça da arte urbana em Stokes Croft

Chega-te para o lado Londres! Bristol está a deixar para trás o seu passado industrial e a reinventar-se como o novo centro criativo da Inglaterra.

Se há qualquer coisa em que vais reparar aqui rapidamente, é a paixão pela arte urbana. Ao longo de ruelas estreitas e becos, sobre as paredes de edifícios e pontes, o graffiti exige a tua atenção. Um dos filhos rebeldes de Bristol, o mundialmente famoso Banksy, decorou muitas das paredes da cidade com o seu estilo característico. A galeria de graffiti ao ar livre Stokes Croft é um bom lugar para descobrir as muitas identidades de Bristol.

Depois de pores toda essa arte urbana no Instagram, podes mergulhar directamente no panorama musical underground de Bristol. A antiga esquadra de polícia The Island, o bar de electronica Cosies, e o pub de música jazz ao vivo Bristol Fringe são alguns dos espaços musicais da cidade, onde podes ouvir a música nova inglesa.

Repõe os níveis de energia: come uns petiscos de inspiração mediterrânea (Bellita), regala-te com inovações de origem local (Bulrush), e descobre o teu novo pão preferido na (Hart’s Bakery), tudo num dia.

Procurar voos para Bristol

Graz, Áustria

 Murinsel – onde os habitantes locais vão relaxar e gozar a vista

Murinsel – onde os habitantes locais vão relaxar e gozar a vista

Junta diversidade arquitectónica e arte experimental e tens Graz – a segunda maior cidade da Áustria. A arquitectura aqui abrange pátio renascentistas, palácios barrocos e edifícios avant-garde. Um passeio pelas ruas calcetadas da Cidade Velha revela edifícios lindíssimos do século XVII e XVIII, tais como o majestoso Landhaus com o seu pátio abobado de estilo renascentista, a Haus am Luegg decorada em estuco e a Torre do Relógio de 28 metros em Schlossberg, a colina que se ergue sobre a cidade.

Graz tem mais para mostrar que arquitectura europeia grandiosa. O Kunsthaus Graz tipo nave espacial e o Murinsel, uma ilha de aço construída sobre o rio Mur, são exemplos da arquitectura ultramoderna da cidade. Com eventos como o Steirischer Herbst, um festival avant-garde que reúne 650 artistas, e centros de exposição experimental como o Forum Stadtpark, há muito com que te entreteres.

Procurar voos para Graz

Wroclaw, Polónia

 Uma das muitas estátuas de gnomos espalhadas pela cidade

Uma das muitas estátuas de gnomos espalhadas pela cidade

Situada sobre o rio Oder, Wroclaw é composta de 12 ilhas, 130 pontes, múltiplas vias de água e parques à beira-rio. Por um breve momento, vais achar que estás em Veneza.

Devido à sua herança mista, a cidade ostenta arquitectura gótica, barroca e Arte Nouveau. A esplêndida praça de mercado Rynek reúne todos estes estilos diferentes – dá uma volta e vê a Câmara Municipal gótica do século XIII e as muitas casas grandes com as suas fachadas ornamentadas. Fica atento enquanto passeias – a cidade está coberta de mais de 300 pequenas estátuas de gnomos que começaram a aparecer em 2001 como parte do movimento anticomunista ‘Orange Alternative’.

Mas Wroclaw não é apenas mais uma cidade bonita de postal – o seu coração cultural bate incessantemente. Teatros, grandes festivais, uma noite vibrante e comida a preços acessíveis são apenas alguns itens na ementa.

Procurar voos para Wroclaw

Aarhus, Dinamarca

 'O teu panorama arco-íris' proporciona um dos melhores momentos Kodak da cidade

‘O teu panorama arco-íris’ proporciona um dos melhores momentos Kodak da cidade © ARoS, Aarhus Kunstmuseum – VisitAarhus

Aarhus, a segunda maior cidade da Dinamarca e a autoproclamada ‘cidade mais feliz do país’, está a ganhar uma reputação no que toca a ofertas culturais e inovação gastronómica.

O museu de arte ARoS tem a maior colecção de arte da Dinamarca depois de Copenhaga e, graças ao ‘o teu panorama arco-íris’, uma instalação de arte permanente concebida pelo artista escandinavo Olafur Eliasson reinando no topo do edifício, é agora um dos edifícios mais icónicos da paisagem da cidade.

Há muitos festivais a decorrer ao longo do ano que entusiasmam qualquer viajante e, a cereja no topo do bolo, Aarhus será uma das duas Capitais Europeias da Cultura em 2017, o que significa muitos eventos culturais para explorares durante a tua escapadinha de fim-de-semana.

Entre os passeios pela cidade, repõe a tua energia com refeições deliciosas. Os restaurantes de estrela Michelin Frederikshøj, Substans e Gastromé estão a fazer furor no panorama culinário.

Procurar voos para Aarhus

Funchal, Portugal

 Vai às compras com os autóctones no Mercado dos Lavradores do Funchal

Vai às compras com os autóctones no Mercado dos Lavradores do Funchal

O Funchal – que significa ‘plantação de funcho’ – é a capital da ilha portuguesa da Madeira. A cidade foi povoada no século XV e, ao longo do tempo, foi transformada de uma pequena cidade de porto assolada por piratas num centro de comércio pujante e num ponto de paragem importante para caravelas. O Madeira Story Centre delineia a história turbulenta do Funchal através de exposições multimédia, incluindo até caixas de cheiros reportando a diferentes ambientes.

A história e a arte intersectam no bairro mais antigo da cidade, a Zona Velha, onde as portas de casas antigas foram pintadas por vários artistas como parte de uma iniciativa de restauro desta zona deteriorada.

Os autóctones junta-se no bonito pavilhão Arte Deco que hospeda o Mercado dos Lavradores, um mercado para onde os agricultores de aldeias vizinhas trazem a sua fruta, vegetais, flores e peixe frescos todas as semanas. Prova uma maça assada cremosa e enche a marmita de figos frescos e bananas da madeira.

Procurar voos para Madeira

Turku, Finlândia

 Anda de bicicleta, relaxa, come qualquer coisa, aproveita o sol – a zona à beira-rio de Turku oferece muita escolha

Anda de bicicleta, relaxa, come qualquer coisa, aproveita o sol – a zona à beira-rio de Turku oferece muita escolha

Enquanto Helsínquia reina como capital e maior cidade da Finlândia, nem sempre foi assim. Quando a Rússia conquistou a Finlândia no início do século XIX, a capital foi mudada para mais perto da fronteira russa, para Helsínquia. Antes disso, Turku, situada na costa sudoeste do país, era a maior cidade do país e servia de centro administrativo da Finlândia.

Fundada nos finais do século XIII, Turku pode ser descrita como uma clássica cidade medieval europeia: tem um castelo histórico, uma catedral, um mercado e é atravessada por um rio. Mas é muito mais que isso – graças, em parte, à enorme quantidade de estudantes que aqui vivem.

A zona à beira do Rio Aura é o coração da cidade: quando o tempo permite, as pessoas juntam-se aqui ara comer, beber e ouvir música ao vivo. Há restaurantes-barcos ao longo da margem que oferecem refeições deliciosas com vistas sem igual.

Durante o verão, os festivais de música e eventos culturais assaltam a cidade: desde um dos festivais mais antigos da Europa, Ruisrock, ao evento de encenação histórica Mercado Medieval de Turku, o verão traz possibilidades infinitas.

Procurar voos para Turku

Bolonha, Itália

 A Fonte do Neptuno em Bolonha, Itália

A Fonte do Neptuno em Bolonha, Itália

Porquê visitar Pisa pela sua torre inclinada, Veneza pelos seus canais e Florença pelas suas arcadas, quando encontras todos os três — menos as multidões de turistas e os preços inflacionados — na energética mas graciosa cidade de Bolonha?

Com a universidade mais antiga da Europa, e toda a curiosidade criativa e eventos culturais que daí advêm, passeia pela grelha medieval da cidade sob quilómetros de pórticos terracota que te protegem dos elementos. Visita a famosa Fonte de Neptuno, descansa nas praças cheias de graffiti com vista para palácios românticos e enormes basílicas, e visita os ateliers de artesãos do antigo Bairro Judaico e os espaços de arte contemporânea do bairro Saragozza.

Nem é preciso dizer que os anfitriães tagarelas das muitas trattorias e osterias te esperam ansiosamente para te mimar com a decadência calorosa dos aperitivos italianos.

Procurar voos para Bolonha

Glasgow, Escócia

Compras em Glasgow, Escócia

Compras em Glasgow, Escócia

Com os pés na terra mas bem sonhadora, e conhecida pela sua simpatia, Glasgow combina uma forte herança proletária com hedonismo moderno entre os seus edifícios sérios do período vitoriano e os armazéns restaurados do século XVIII.

Observa os autóctones no famoso mercado Barras, enfarda marisco da Costa Oeste na Merchant City e descobre os tributos à Art Nouveau do artista nativo Charles Rennie Mackintosh espalhados pela cidade.

Quando o tempo inevitavelmente ficar cinzento, parte para os museus eclécticos da cidade (quase todos grátis), desenterra vinis de colecção, ou senta-te a tomar um pequeno uísque num dos muitos animados bares locais, cheios de música ao vivo e dos encantos contagiosos da personalidade escocesa.

Procurar voos para Glasgow

Córdoba, Espanha

Os arcos da Grande Mesquita de Córdoba, Espanha

Os arcos da Grande Mesquita de Córdoba, Espanha

Os acordes da guitarra espanhola ecoam por pátios interiores escondidos. O perfume de laranjeiras e palmeiras paira no ar sobre praças sombrosas. Os velhos Bairros Judaico e Muçulmano são uma confusão de ruas tortas e estreitas. Em tempos o centro cultural maior e mais relevante da Europa, esta cidade antiga, agora serena e sonolenta, guarda para si mesma a sua fascinante mística mourisca.

A pérola incontornável da cidade é a Mesquita de Córdoba, um testemunho ao seu passado ilustre e sofisticado — e uma obra-prima que revela novos segredos com cada visita.

Para um gostinho da Andaluzia moderna (e dos seus pratos deliciosos!), deixa-te ficar pela Plaza de las Tendillas ou nas margens animadas do rio Guadalquivir.

Procurar voos para Sevilha

Bergen, Noruega

As casas do cais de Bryggen em Bergen, Noruega

As casas do cais de Bryggen em Bergen, Noruega

A elegância nórdica pura da cidade velha de Bryggen, com as suas ruelas de madeira e filas de encantadores edifícios encostados amigavelmente uns aos outros, não tem igual senão na paisagem sublime das montanhas robustas e vales vertiginosos que a rodeiam. Aqui a natureza não se envergonha de dar espectáculo.

Aninhada entre fiordes e colinas, embora seja remota, Bergen é surpreendentemente vibrante. Observa os artistas a pintar paisagens marítimas à beira da água, devora uma sanduíche de caranguejo no Fisketorget e delicia-te com um skillingsbolle (bolo de canela) acabadinho de sair do forno num café acolhedor no cais. A cultura erudita espera-te no KODE 3, o museu com a maior colecção de obras de Edvard Munch fora de Oslo.

E a cereja no topo do bolo? Nunca foi tão barato visitar como é hoje.

Procurar voos para Bergen

Utrecht, Países Baixos

Cafés à beira da água em Utrecht

Cafés à beira da água em Utrecht

A apenas 30 minutos de Amesterdão, a abarrotar de estudantes (e preços equivalentes) e holandesa por excelência, a velha Utrecht é o segredo mais bem guardado dos Países Baixos – e o seu ambiente jovem, descontraído e progressivo é a sua melhor característica. O que fazer em Utrecht? Passear de barco pelas atracções turísticas, andar de bicicleta pelos parques cheios de árvores e petiscar croquetes no Oudegracht antes de subir os 465 degraus da imponente Dom Tower para vistas panorâmicas.

Filósofos, poetas e viajantes deambulam pelas ruas calcetadas enquanto os canais tranquilos revelam todo um universo de vida subterrânea; desde restaurantes a espaços de concerto e pequenas lojas de design, as caves da cidade estão cheias de cultura cosmopolita à espera de ser descoberta.

Procurar voos para Utrecht

Montpellier, França

Um passeio pela Place de la Comedie em Montpellier, França

Um passeio pela Place de la Comedie em Montpellier, França

Confiante e multicultural, descontraída mas cheia de classe, a solarenga cidade de Montpellier emana chique Mediterrâneo sem perder o seu espírito jovem. Grandes avenidas revestidas de elegantes casas privadas e encantadoras praças com fontes cobertas de musgo contrastam com as ruelas tortas da cidade velha e as maravilhosas praias que se avizinham.

Passeia pelo centro histórico pedestre, vai em busca de antiguidades e toma um café na Place de la Comedie, ou apanha boleia num dos eléctricos desenhados pelo Christian Lacroix que atravessam a cidade. Dá uma volta artística pelo Musée Fabre, visita o distrito arquitectonicamente progressivo de Antigone ou perde-te na selva do Jardin des Plantes.

Como é óbvio, há dezenas de bares de vinho onde passar o serão a tagarelar. Afinal, estás no Sul de França.

Procurar voos para Montpellier

Leipzig, Alemanha

A Cidade Velha de Leipzig, Alemanha

A Cidade Velha de Leipzig, Alemanha

O seu passado populado por mestres como Bach e Wagner, Goethe e Nietzsche, e intitulada A Cidade de Heróis graças ao seu papel crucial na queda do Muro de Berlim, a cidade imensamente “cool” de Leipzig tem vindo a provar sucessivamente que não é só fogo de vista.

Há lagos e florestas esparramados por toda a paisagem urbana, que é dotada de todos os estilos de arquitectura desde o barroco ao pós-moderno. O talento criativo da cidade é palpável.

Espreita os estúdios dos artistas na boémia Baumwollspinnerei (a antiga fábrica de fiação de algodão), relaxa de cerveja na mão no distrito grungy de MoritzBastei ou dança tecno à moda de Berlim até cair. Vais rapidamente descobrir o charme particular desta cidade.

Procurar voos para Leipzig

Antwerp, Bélgica

Antwerp Centraal Station, Bélgica

Antwerp Centraal Station, Bélgica

O seu passado rico de comércio torna-se evidente se prestares atenção; vais encontrar barcos de todos os tamanhos e feitios espalhados pela cidade de porto internacional de Antwerp. O seu coração medieval dá ainda mais indícios; entre ruas labirínticas emerge o aglomerado de majestosas casas de ofício ornamentadas do Grote Markt — orgulhosos símbolos de prestígio mercantil.

Absorve a herança flamenga no distrito das docas ou na casa e jardins do grande mestre Rubens, admira a impressionante estação central ferroviária, e deixa-te maravilhar pelas pedras preciosas que fazem da cidade famosa pelo seu comércio de lapidação de diamantes.

Uma expedição belga não estaria completa sem uma boa porção de mexilhões e batatas fritas — e waffles belgas, claro.

Procurar voos para Antwerp

Bratislava, Eslováquia

Um passeio pelo centro histórico de Bratislava, Eslováquia

Um passeio pelo centro histórico de Bratislava, Eslováquia

Rodeada de vinhedos e montanhas densamente florestadas, e situada no cruzamento entre Viena, Praga e Budapeste, a capital eslovaca é simultaneamente uma vila rural do passado e uma cidade europeia virada firmemente para o futuro.

Menos concorrida e menos cara que as suas vizinhas, as igrejas com cúpulas redondas e as estalagens de caça da casa de Habsburgo de Bratislava emanam encantos pastoris humildes, enquanto as esplanadas movimentadas e a farra nocturna revelam o seu lado cosmopolita.

Um passeio de barco pelo Danúbio é uma óptima forma de conhecer a cidade, e as muralhas do castelo proporcionam vistas lindíssimas.

A sopa de alho e o bryndza (um queijo de ovelha cremoso) são especialidades da zona, e não percas a oportunidade de te juntares aos locais reservados mas simpáticos para um copo de brandy Borovicka — vão-se todos soltar num instante.

Procurar voos para Bratislava

Basel, Suíça

Vista sobre o Reno em Basel, Suíça

Vista sobre o Reno em Basel, Suíça

Basel pode ser pequena mas o seu panorama artístico é tanto que quase rebenta pelas costuras. O seu sentido estético impecável está por todo o lado, desde os seus fantásticos museus à sua elegante arquitectura, aos seus restaurantes sofisticados e lojas refinadas.

Descobre roupa, livros e bugigangas em segunda mão no mercado de Petersplatz, apanha boleia num ferry movido apenas pela corrente ou sobe à romanesca e gótica Catedral Münster para veres o rio Reno fazer a curva para a Alemanha. Visita em Fevereiro para apanhares o enorme carnaval de Basler Fasnacht.

Até uma cidade suíça tem um lado mais rebelde; dirige-te para o distrito de Kleinbasel para bares urbanos com outra pinta.

Procurar voos para Basel
À procura de mais inspiração de viagem? Visita a página de ideias para viagens momondo e descobre os nossos melhores destinos ‘low-cost’ e as melhores férias de verão alternativas em 2017.