Os 10 melhores mercados de rua no Japão

Estes mercados e áreas de compras icónicos oferecem de tudo, desde a melhor comida japonesa aos típicos souvenirs. Aqui estão os 10 melhores mercados de rua no Japão.

Ameya Yokochō - um dos mercados mais movimentados da baixa de Tóquio
Ameya Yokochō - um dos mercados mais movimentados da baixa de Tóquio

O Japão é uma nação de contrastes e diversidade, ostentando tudo desde uma rica herança Samurai até paisagens imaculadas. O país é também famoso pelos seus numerosos mercados e zonas de compras, sejam galerias caleidoscópicas ou mercados de peixe tradicionais apinhados de toda uma panóplia de iguarias culinárias japonesas para agradar a todos os gostos.

Aqui vai uma mistura cuidadosamente seleccionada dos 10 melhores mercados de rua e zonas de compras:

Kyoto

Mercado Nishiki

 Espera-te uma selecção de petiscos para todos os gostos no Mercado Nishiki em Kyoto

Espera-te uma selecção de petiscos para todos os gostos no Mercado Nishiki em Kyoto

Um dos mercados de bancas de comida no Japão, também conhecido como “a cozinha de Kyoto” na língua vernácula, o Mercado Nishiki é uma longa rua de compras que alberga centenas de pequenas lojas e bancas. Com vários séculos de história, muitas destas bancas são estabelecimentos familiares que se especializam num produto particular e frequentemente trabalham em conjunto com uma loja vizinha.

Regala-te com vegetais em conserva (tsukemono), tofu, bolachas de arroz, galinha yakitori e outros pratos típicos da cozinha japonesa. Vais encontrar também inúmeras lojas que vendem artigos de cozinha tanto para chefs como amadores. Tudo isto fica a uns meros cinco minutos de distância da Estação Shijo, na linha de metro Karasuma.

Procurar voos para Kyoto

Osaka

Shinsaibashi e Dōtonbori

 Dōtonbori - uma das ruas de compras mais icónicas de Osaka, que ganha vida à noite

Dōtonbori – uma das ruas de compras mais icónicas de Osaka, que ganha vida à noite

As icónicas ruas de compras de Osaka, Dōtonbori e Shinsaibashi, merecem uma posição prioritária na tua lista de “o que fazer no Japão”. O Shinsaibashi-Suji é uma galeria coberta de 600 metros de comprimento com restaurantes e cafés que vendem um leque de delícias locais e importadas.

Dōtonbori, situada um pouco mais abaixo, é uma bolha néon de iluminação intensa e placas electrónicas, melhor aproveitada com a escuridão da noite, altura em que o brilho do canal vizinho é um espectáculo em si mesmo. Reverenciada pela suas muitas bancadas de okonomiyaki (panquecas), vai encontrar aqui muito mais que comida – uma armada de souvenirs, produtos de maquilhagem, malas e outros artigos encontram-se à venda à beira-rio.

Procurar voos para Osaka

Okinawa

Rua de compras Heiwa Dori

 De comida a roupa a tudo o resto - A rua de compras Heiwa Dori de Okinawa

De comida a roupa a tudo o resto – a rua de compras Heiwa Dori de Okinawa

Se estiveres de visita à ilha de Okinawa, vais querer explorar a rua de compras Heiwa Dori. Esta localização animada está repleta de varias lojas especializadas que vendem vidraria, cerâmica e roupa no popular formato de galeria coberta.

As opções de compras e de restauração são igualmente intermináveis – encontras desde necessidades básicas como guarda-chuvas e luvas aos tradicionais cães shisa de Okinawa, que dão um excelente souvenir.

Faz um banquete de produtos frescos que podes comprar e pedir que te cozinhem no momento nalguns lugares ao longo da rua e, se te sentires aventureiro, prova um pouco de awamori (um famoso uísque de arroz de Okianawa).

Procurar voos para Okinawa

Sapporo

Mercado Nijo

 O Mercado Nijo de Sapporo, em Hokkaido - chega cedo para teres a melhor selecção de productos alimentares frescos

O Mercado Nijo de Sapporo, em Hokkaido – chega cedo para teres a melhor selecção de produtos alimentares frescos

Se tiveres a sorte de viajar até Hokkaido, a segunda maior ilha do Japão, tens de ir espreitar o Mercado Nijo na cidade de Sapporo. Com mais de 100 anos de história, o Mercado Nijo é um dos mercados icónicos de Hokkaido, atraindo multidões, tanto locais como viajantes, em busca de cozinha japonesa autêntica.

Lojas de noodles, mercearias, vendedores de vieiras e caranguejos são o qu emais encontras. Verás também vários restaurantes e bares aninhados entre as muitas lojas.

Embora o Mercado Nijo de Sapporo esteja aberto das 7 da manhã às 6 da tarde, chega cedo se quiseres a maior frescura e variedade de produtos. Fica à coca da ruela estreita Noren Yokocho, onde encontras uma panóplia de restaurantes pequenos e entalados que oferecem pratos populares de cozinha japonesa, como ouriço do mar e ovas de salmão com arroz.

Procurar voos para Sapporo

Tóquio

Ameya Yokochō

 Uma selecção de fruta e vegetais frescos de fazer crescer água na boca no mercado Ameya Yokochō em Tóquio

Uma selecção de fruta e vegetais frescos de fazer crescer água na boca no mercado Ameya Yokochō em Tóquio

A variedade do que se pode comprar no Ameya Yokochō faz com que seja um programa a não perder no teu itinerário de Tóquio. Em tempos um importante mercado negro de açúcar e batatas, o Ameya Yokochō é um centro de actividade barulhento e movimentado situado na zona Ueno no nordeste de Tóquio. Aqui encontras desde frutas e legumes frescos a tofu, cosmética, joalharia; uma manta de retalhos que exsude um charme muito próprio.

A guerra apaixonada entre os vendedores que gritam os seus preços é todo um espectáculo – e uma boa recompensa para o cliente persistente. O Ameya Yokochō abre diariamente entre as 10 da manhã e as 7 da tarde, embora algumas lojas estejam fechadas à quarta-feira.

Omoide Yokochō

 Faz uma visita à Omoide Yokochō (Rua da Memória) para a derradeira experiência de galinha yakitori

Faz uma visita à Omoide Yokochō (Rua da Memória) para a derradeira experiência de galinha yakitori

A Omoide Yokochō é uma ruela abarrotada que alberga mais de 60 restaurantes yakitori que assam petiscos deliciosos, principalmente sobre churrascos a carvão. Esta zona de compras situa-se no lado ocidental da estação Shinjiku – vem com fome, há muita coisa para provar.

Acaba a tua refeição com um copo de sake (vinho de arroz japonês), que encontras por todo o lado em Omoide Yokochō. O encanto desta ruela não é propriamente elegante – prepara-te para um cocktail fumarento de grelhados e a cacofonia nocturna dos vendedores que te tentam seduzir com uma boa refeição. São, no entanto, características como esta que dão à zona o seu ambiente autêntico e reverenciado, o que resulta numa experiência inesquecível.

Nakamise Dori

 O Nakamise Dori, ao pé do templo Sensoji, é o lugar ideal para comprar souvenirs e Tóquio

O Nakamise Dori, ao pé do templo Sensoji, é o lugar ideal para comprar souvenirs e Tóquio

O Nokomise Dori fica situado muito perto do Templo Sensoji (o mais antigo da cidade) e é o lugar ideal para comprar souvenirs em Tóquio. Abastece-te de quimonos, geta (sandálias de neve japonesas), pauzinhos, leques, mini-lanternas e outras artigos e gadgets icónicos.

Se te der a fome depois de comprar tanta lembrança, sacia-te com snacks como bolachas de arroz senbei rice, bolinhos Manju e dumplings Dango, que encontras aqui em fartura.

Uma ida ao Nakamise Dori não ficaria completa sem uma visita ao Templo Sensoji, cujo interior tranquilo proporciona uma pausa bem-vinda da confusão das ruas vizinhas, e é um pedaço autêntico de cultura japonesa.

O Mercado de Antiguidades Oedo

 O Mercado de Antiguidades Oedo é um paraíso para os amantes de cerâmica

O Mercado de Antiguidades Oedo é um paraíso para os amantes de cerâmica

Se o tempo o permitir, o Mercado de Antiguidades Oedo é a tua primeira e última paragem para descobrir antiguidades em Tóquio. Decorrendo no primeiro e terceiro Domingo de cada mês ao lado da estação Yurakucho, o Mercado de Antiguidades Oedo é um dos maiores mercados de rua no Japão, repleto de antiguidades como relógios, quadros, ornamentos, cerâmica, quimonos e muito mais.

Conseguir um bom negócio não é assim tão fácil – vais encontrar aqui muitos tesouros, mas estes são protegidos afincadamente por negociantes peritos que mantêm os seus preços altos, por isso vem preparado para regatear à séria.

Mercado de Peixe Tsukiji

 O Mercado de Peixe Tsukiji de Tóquio é um elemento fundamental da herança histórica e cultural da cidade

O Mercado de Peixe Tsukiji de Tóquio é um elemento fundamental da herança histórica e cultural da cidade

Se for a única coisa que fazes em Tóquio, não deixes de visitar o Mercado de Peixe Tsukiji. Como o nome indica, esta é uma autêntica meca de marisco. O sushi, sashimi, atum rabilho e o ramen abundam, e, como podes imaginar, não é um cenário para as almas sensíveis.

Se estiveres disposto a aceitar o desafio, começa o teu dia ao nascer do sol a testemunhar um dos icónicos leilões de atum (terás de te juntar à fila lá pelas 3 e meia da manhã devido ao limite de lugares). Não te preocupes se não madrugar não é para ti, o Mercado de Peixe Tsukji também tem muito para oferecer durante o dia.

Com uma relocalização para o distrito Toyosu vizinho projectada para 2017, onde foi construída uma infra estrutura moderna para o albergar, o Tsukiji como agora o conhecemos já não dura muito mais tempo – por isso pesca uma fatia de história japonesa enquanto ainda podes.

Shimokitazawa

 O Shimokitazawa de Tóquio ganha vida à noite

O Shimokitazawa de Tóquio ganha vida à noite

Extraordinariamente popular entre estudantes e músicos, Shimokitazawa, também conhecido como “Shimokita”, é uma mistura curiosa de lojas de vinis em segunda mão, teatros e bares. Encontras também vários restaurantes excepcionais nesta zona. Sendo Tóquio uma cidade cara, os preços aqui são mais em conta comparados aos de outros distritos de compras, como Shibuya, Shinjuku ou Ginza.

A altura mais bonita para ver Shimo-Kitazawa é ao fim da tarde, à noite e aos fins-de-semana, quando as ruas estreitas deste subúrbio requisitado ganham vida.

Já que aqui estás, passa pelo Bear Pond Espresso – um café que personifica a originalidade desmazelada desta zona.

Procurar voos para Tóquio
À procura de mais inspiração? Baba-te com as 7 melhores cidades para quem adora comer.