14 formas de alcançar os teus objectivos de viagem em 2017

Não queres abdicar da tua resolução de Ano Novo de viajar mais? Segue o nosso guia de viagem em 14 passos e aprende a tirar o maior proveito das tuas férias em 2017

Cumpre essa resolução de Ano Novo e começa as tuas viagens pelo mundo.

Categoria Dicas & truques

Data 14/12/2016

Como nos anos anteriores,  terás feito a tua lista de todas aquelas coisas que queres fazer ou mudar. Essa lista poderá incluir um recomeço, um renovar de alguma forma, ou cortar com maus hábitos. Mas talvez o artigo mais difícil a riscar da lista é a vontade de teres viajado mais.

Por isso, em vez de te pores a pensar em todas as coisas que não fizeste em 2016, oferece um presente a ti mesmo e vê mais do mundo em 2017. Eis como fazê-lo…

1. Escolhe destinos dentro do teu orçamento e começa a equilibrar!

Be honest to yourself and learn how to start travelling on a budget.
Sê honesto contigo mesmo e aprende a viajar com um orçamento.

Torna-se sempre mais fácil planear a partir do momento em que sabes quais os destinos te são financeiramente acessíveis. Se o teu orçamento é ilimitado, bom para ti, o céu é o limite! Para os restantes, nem tudo está perdido, mas terás de pensar um pouco mais estrategicamente em relação às tuas viagens.

Para alguns destinos, o preço da passagem é de longe a parte mais cara, e para outros (presumivelmente escapadinhas de fim-de-semana para perto) a viagem será mais barata. É sempre bom pensar na gestão equilibrada do teu orçamento, por isso foca-te em lugares onde a conversão monetária te seja vantajosa ou onde o custo de vida local seja bastante mais baixo que em casa.

Este jogo de equilíbrio não é fácil, mas o esforço em si vai ajudar com que relaxes, evites gastar demasiado e consigas aproveitar ao máximo as tuas viagens.

2. Começa a fazer listas

Nós adoramos listas e tu vais acabar por adorá-las também. Estabelece objectivos de viagem alcançáveis e faz uma lista de sítios que poderias realisticamente visitar este ano, mais uns quantos desejáveis. Depois, quando for o momento certo e estiveres pronto para mergulhar na viagem, mima-te com uma visita a uns desses destinos.

Não é que seja muito complicado, mas escrever estes objectivos vai ajudar-te a reunir o incentivo de que precisas para os alcançar.

3. Sê um fala-barato

Tens sonhado com participar num retiro de ioga em Kerala? Queres acampar com lobos no Québec? Di-lo às pessoas à tua volta; pode ser que alguém já tenha feito a viagem dos teus sonhos.

Partilhar com os outros pode resultar em conselhos e histórias de viagem surpreendentes que te incentivem ainda mais a fazer as malas e partir.

4. Não tenhas medo de viajar sozinho

Travel alone and discover the world, and a little bit more about yourself.
Viaja sozinho e descobre o mundo, e mais qualquer coisa sobre ti mesmo

Estás pronto para embarcar no próximo avião mas não havia ninguém que pudesse tirar férias para ir contigo? Não deixes que isso te impeça de ir: experimenta viajar sozinho. Goza a liberdade de viajar onde, como, e quando queres. O desafio pode ser imensamente gratificante, e pode ser até que faças um par de novos amigos internacionais pelo caminho.

Ler mais: Os melhores destinos para viajar sozinho

5. Entra em contacto com as pessoas locais

O mundo pode parecer tão vasto, mas também nos podemos ligar com o simples pressionar de um botão. Conhecer alguém no lugar que gostavas de visitar pode tornar menos assustadora a aventura. Existem diferentes comunidades, fóruns, e serviços de alojamento online para te ajudar e entrar em contacto com pessoas a viver no teu próximo destino de viagem, que te poderão dar óptimos conselhos e informação sobre o lugar em questão.

6. Explora o teu quintal

Quem diz que viajar tem de ser para longe e por muito tempo? Estão constantemente a acontecer coisas fantásticas à nossa volta, e os teus objectivos de viagem podem descolar com um par de “staycations”(viajar para fora cá dentro).

Explora e fica a conhecer o teu próprio país, vai a todos os museus, vê todos os monumentos e atracções turísticas. Com menos tempo gasto em viagem, terás mais tempo para visitar, disfrutar e aprender mais sobre o cantinho do mundo a que chamas casa.

7. Encontra uma companhia para viajar com interesses semelhantes

Find a travel buddy and get going!
Encontra uma companhia para viajar e começa as tuas viagens pelo mundo.

Um companheiro de viagem pode salvar ou arruinar umas férias, por isso é importante passar algum tempo à procura do certo. Isso talvez signifique que o teu companheiro de viagem ideal não seja necessariamente o teu melhor amigo de infância ou a tua cara-metade, mas antes um amigo mais recente, um colega, ou aquele primo que já não vês há uns tempos mas com quem gostarias de reestabelecer a ligação. Em suma, não tenhas medo de trocar as voltas à coisa.

Assim que tiveres encontrado a tua companhia para viajar, certifica-te de que discutem o orçamento, interesses e expectativas antes de partir em viagem. E pode até inspirar-te a visitar lugares de que nunca tinhas ouvido falar! E mais, podem partilhar contactos locais. Acabas por ter o dobro de lugares a visitar e o dobro de pessoas a conhecer.

8. Liga-te para te poderes desligar

A internet é óptima, e pode ser muito útil, mas é bom reestabelecer contacto com a vida real quando se está fora. Pára de tentar aprender a dizer “Tem Wi-Fi grátis?” em cantonês e experimenta antes o momondo places – os nossos guias de cidade descarregáveis.

Cada um dos 21 (com mais a caminho!) guias fornece mapas disponíveis offline e mais de 150 bares, lojas, restaurantes, museus e outros lugares fantásticos a visitar em cada cidade, recomendados por pessoas locais. Descarrega-os para o teu iPhone antes da viagem e depois podes usá-los offline.

Ah, e mencionámos que são completamente gratuitos?! Descarrega hoje e começa a explorar os teus destinos como um nativo.

9. Sê espontâneo

Se tens a mala feita e podes reservar um bilhete de avião a qualquer momento, subscreve ao Alerta de Preços do nosso site. Assim que o preço para uma rota em que estejas interessado mude, nós avisamos-te. É como uma lotaria de viagem, mas sais sempre a ganhar!

10. Aproveita as escalas longas

Book yourself a trip with a long Icelandic layover and visit the extraordinary Blue Lagoon.
Marca uma viagem com uma escala demorada na Islândia e visita a extraordinária Lagoa Azul. © Traveloscopy

Sejam um par de horas num aeroporto ou passar uma noite numa cidade desconhecida, aproveita ao máximo o teu tempo de escala.

Nós recomendamos a escala mais longa possível. Não só é provável que o bilhete seja mais barato, vai dar-te a oportunidade de saíres do aeroporto e explorares esse destino antes de chegares ao final. É como duas viagens pelo preço de uma!

Ler mais: Quem espera sempre alcança: aproveita ao máximo a tua escala longa

11. Encontrem-se a meio caminho para as férias em família

Encontramo-nos muitas vezes longe das pessoas que nos são queridas. Em vez de viajar para a frente e para trás entre as vossas respectivas cidades, escolham antes um destino a meio caminho. Terás a oportunidade de visitar uma data de lugares que talvez nunca te ocorressem, e simultaneamente passas tempo com as pessoas que te fazem falta.

12. Aproveita ao máximo a tua viagem de negócios

Pode ser que tenhas a sorte de ter um emprego que te permite viajar. É evidente que participar numa conferência em Ibiza não significa que vais passar o dia todo na praia. Mas talvez tenhas um bocadinho de tempo livre para algumas actividades turísticas ou mesmo só para passar umas horas no centro de uma cidade a absorver o ambiente local.

O conselho principal seria de te afastares o mais possível do ambiente profissional e explorares ao teu ritmo.

13. Deixa-te inspirar

A little travel inspiration might just lead you to paradise.
Um bocadinho de inspiração pode levar-te até ao paraíso

Pode ser que estejas decidido em relação a um destino, ou talvez te deixasses levar para um lugar exótico numa ponta ou outra do globo. Segue bloggers de viagem, ou viajantes no Instagram, ou o blog da momondo para estares a par de destinos interessantes e aprenderes factos curiosos sobre diferentes culturas.

Às vezes descobrimos novos lugares dentro de alcance que não esperávamos. Para além de que fantasiar sobre uma fotografia de Whitsundays Beach na Austrália dá dez a zero a olhar pela janela e ver o mau tempo lá fora. Isto é, se não gostas de chuva, claro.

Ler mais: As 8 melhores ilhas na Tailândia

14. Vai em frente

Do que é que estás à espera? Há muitas maneiras de viajar pelo mundo, e este é o ano para visitares todos aqueles lugares a que sempre quiseste ir! Por vezes é o pensar demasiado que se torna o maior obstáculo. Assim que o bilhete estiver comprado, o resto é só aventura.

Sentes-te inspirado? Visita o blog da momondo para veres as nossas escolhas para os 12 melhores destinos baratos em 2017, ou para tomares nota dos nossos conselhos práticos para viagens.

Publicado

14/12/2016