Grandes eventos globais a visitar em 2017

Marca no teu calendário os grandes eventos deste ano à volta do mundo. Aqui listamos alguns dos eventos novos e recorrentes que valem a pena a viagem em 2017.

Parte para Helsínquia para o LUX, um espectáculo de luzes em Janeiro durante o Finland 100 © Jussi Ratilainen

Parte para Helsínquia para o LUX, um espectáculo de luzes em Janeiro durante o Finland 100 © Jussi Ratilainen

Categoria Cidades

Data 24/11/2016

Prepara-te, 2017 é um ano cheio de eventos culturais internacionais que não vais querer perder. Aniversários monumentais, inaugurações históricas, acontecimentos astronómicos – percebes a ideia, vai ser épico.

Finland 100 – Finlândia

 Parte do Finland 100, o LUX vai iluminar os marcos de Helsínquia nas noites escuras do Inverno
Parte do Finland 100, o LUX vai iluminar os marcos de Helsínquia nas noites escuras do Inverno © Lauri Rotko/Visit Helsinki

Em 2017, a Finlândia celebra um século de independência da Rússia. O ano de festividades será inaugurado com uma pompa de fogo de artifício azul e branco em Helsínquia a 31 de Dezembro, a noite da Passagem de Ano. O tema da celebração, ‘Together’ (Juntos), chama os finlandeses e os amigos da Finlândia à união através dos seus eventos e programa cultural, tanto dentro da Finlândia como fora, que honram a história e cultura do país.

O Finland 100 ainda está a aceitar propostas de projectos e estará a actualizar continuamente o programa no seu website. Na inauguração do evento, e por todo o país ao longo do ano, haverá instalações artísticas luminosas traçando os contornos dos marcos históricos e naturais da Finlândia. Lembras-te do Moomin da tua infância?

As crianças (tanto as verdadeiras como as interiores) poderão gozar o único Museu Moomin do mundo, inaugurado para o Finland 100, completo com mais de 2.000 obras originais dos livros infantis finlandeses.

Quando: a cerimónia de abertura é a 31 de Dezembro de 2016

Onde: Baía Töölönlahti e Praça Kansalaistori, Helsínquia, Finlândia

Procurar voos para Helsínquia

150º aniversário do Canadá – Ottawa, Canadá

Prepara-te para a grande festa de anos do Canadá na Parliament Hill em Ottawa
Prepara-te para a grande festa de anos do Canadá na Parliament Hill em Ottawa

A 31 de Dezembro, apaga 150 velas em Ottowa para dar início ao 150º aniversário da Confederação do Canadá. Não te esqueças é de guardar fôlego para os grandes eventos a decorrer a noite inteira, como fogo de artifício piromusical, concertos e a contagem decrescente oficial.

O país inteiro vai celebrar com entrada gratuita nos Parques Nacionais ao longo de 2017. Vai de carro até ao Parque Nacional Bruce Peninsula em Ontário, onde falésias geladas se transformam águas geladas imaculadas.

Em Outubro, Novembro e Dezembro, junta-te à Sociedade Astronómica Real para a noite Dark Sky, deambulando pelas planícies selvagens sob uma manta de constelações. Nos meses de Inverno profundo, atravessa a ponte no Parque Nacional Point Pelee que parece quase descabida sobre os brejos congelados.

Quando: a cerimónia de abertura é a 31 de Dezembro de 2016

Onde: Parliament Hill, Ottawa, Canadá

Procurar voos para Ottawa

Jogos de Inverno Asiáticos 2017 – Sapporo, Japão

 Uma patinagem nocturna no Parque Odori, mágico durante o Inverno japonês
Uma patinagem nocturna no Parque Odori, mágico durante o Inverno japonês

Pela terceira vez, os Jogos de Inverno Asiáticos irão decorrer em Sapporo, cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972. Para não perderes toda a excitação das cerimónias de abertura e encerramento, marca o teu lugar no Sapporo Dome a 19 e 26 de Fevereiro, respectivamente.

O estádio em si também faz parte do espectáculo, com a sua concha iridescente desenhada pelo arquitecto japonês Hiroshi Hara e a sua superfície retráctil – os jogos de basebol são jogados num campo artificial, enquanto os jogos de futebol são jogados num campo de relva que se pode instalar e retirar do estádio quando necessário.

Serão praticadas 11 disciplinas de Inverno, incluindo patinagem artística, curling e salto de esqui. Os espectadores poderão ver os atletas saltar com os esquis do topo da colina de 130 metros do Estádio Ōkurayama. Outros poderão optar por um passeio nevoso pelo parque central de Sapporo, o Parque Odori. É o lugar ideal para testares os teus talentos pré-olímpicos no rinque de patinagem no gelo.

Quando: 19 – 26 Fevereiro 2017

Onde: Sapporo Dome, Sapporo, Japão

Procurar voos para Sapporo

Abertura Ferrari Land – Tarragona, Espanha

 Aviso aos amantes de Ferraris! O primeiro Ferrari Land da Europa está prestes a abrir
Aviso aos amantes de Ferraris! O primeiro Ferrari Land da Europa está prestes a abrir

Acelera a fundo para seres o primeiro na fila para entrar no novo parque temático do PortAventura World Parks & Resort – o Ferrari Land. A 7 de Abril de 2017, Tarragona, em Espanha, será oficialmente anfitriã de 60.000 m2 dedicados ao famoso automóvel desportivo, com actividades como o acelerador vertical mais alto da Europa. Com velocidades a chegar dos 0 aos 180km/h em 5 segundos, não digas que não foste avisado.

Os fãs do Räikkönen (piloto Ferrari lendário) poderão testar os 570 metros de pista do circuito de corrida familiar ou um dos muitos simuladores de F1. Almoça um prato italiano e faz de turista em frente a reproduções do Campanário de São Marcos, do Coliseu e do La Scala. É como duas férias numa só!

Quando: 7 de Abril 2017

Onde: Tarragona, Espanha

Procurar voos para Barcelona

Inauguração do Belmond Andean Explorer – Cuzco para Arequipa, Peru

 Descobre os Andes Peruanos abordo do Belmond Andean Explorer
Descobre os Andes Peruanos abordo do Belmond Andean Explorer © Richard James Taylor

Atenção passageiros! Chegou um novo comboio à cidade e está a circular pelos Andes. O Belmond Andean Explorer, a ser inaugurado em Maio de 2017, começa na capital histórica do Império Inca, Cuzco. A partir da Carruagem Lounge (completa com piano de cauda) ou do convés aberto da Carruagem de Observação, poderás vislumbrar o Altiplano.

O trecho largo do Planalto Andino, atingindo a altitude de 3.500 metros, faz desta uma das viagens de comboio mais altas do mundo.

Dependendo do itinerário que escolheres, terás a oportunidade de explorar o Lago Titicaca, o Desfiladeiro Colca, e as Grutas Sumbay. Depois de duas noites abordo, dormindo em cabines de luxo e comendo pratos locais sofisticados, chegarás ao teu destino a cidade branca de Arequipa, conhecida pela sua pedra vulcânica branca presente na arquitectura do centro histórico.

Quando: Maio 2017

Onde: Cuzco, Peru

Procurar voos para Cuzco

Festival Eurovisão da Canção – Kiev, Ucrânia

 Jumala, vencedora do Festival Eurovisão da Canção do ano passado em Estocolmo
Jumala, vencedora do Festival Eurovisão da Canção do ano passado em Estocolmo © Andres Putting

O extravagante Festival Eurovisão da Canção anual chega à Ucrânia em 2017. A 9, 11, e 13 de Maio, O Centro de Exposições Internacional em Kiev será palco da 62ª edição do concurso.

Dirige-te para a Praça Sofiyska para veres a Passadeira Vermelha apresentando-se para a cerimónia de abertura. Esta cerimónia terá lugar dentro da Catedral de Santa Sofia – Património Mundial da UNESCO. Sob as 13 cúpulas da catedral e rodeados de mosaicos e frescos, todos estarão a pensar o mesmo – qual dos 43 países participantes será o vencedor deste ano?

Quando: A final decorre a 13 de Maio de 2017

Onde: Catedral de Santa Sofia, Kiev, Ucrânia

Procurar voos para Kiev

Eclipse Solar Total – Hopkinsville, Kentucky

 Óculos postos, olhos virados para o céu - é um Eclipse Solar Total em Hopkinsville, Kentucky
Óculos postos, olhos virados para o céu – é um Eclipse Solar Total em Hopkinsville, Kentucky

De Salem, Oregon a Charleston, Carolina do Sul, prepara-te para um eclipse solar total. A localização para ver a melhor corona (quando a lua se alinha com o sol, revelando um anel de luz emitido pela atmosfera exterior do Sol) é Hopkinsville “Hoptown”, Kentucky.

Embora o eclipse vá ser visível por apenas dois minutos e quarenta segundos a 21 de Agosto, os eventos em torno do eclipse irão decorrer de 19 a 21 no festival Summer Salute, com música ao vivo, bancas de comida e jogos para a família toda. No website Eclipseville de Hopkinsville também encontras áreas públicas recomendadas para a visualização em parques locais, bem como óculos oficiais (e altamente recomendados) para ver o eclipse solar.

Quando: 21 Agosto 2017

Onde: Hopkinsville, Kentucky, EUA

Procurar voos para Nashville

Rodagem da Guerra das Estrelas: Episódio VIII – Wild Atlantic Way, Irlanda

Os fãs da Guerra das Estrelas estão a apoderar-se de Malin Head, a começar com o bar Farren
Os fãs da Guerra das Estrelas estão a apoderar-se de Malin Head, a começar com o bar Farren

Acontecimentos de outra galáxia têm surgido por todo o lado na Irlanda. Se estiveres na zona de Malin Head, em County Donegal, poderás ter reparado numa estrutura curiosa que se assemelha ao Millenium Falcon, a nave espacial do Han Solo.

A chegada desta nave, bem como o reconhecimento de certas caras de Hollywood, é sem dúvida por causa da rodagem do novo Guerra das Estrelas: Episódio VIII, previsto para sair em Dezembro de 2017. Como os actores e a equipa de filmagem são obrigados a guardar segredo no que respeita a datas e localizações de rodagem, será uma autêntica caça ao tesouro andares à procura dos locais de filmagem.

Outras localizações ao longo da Wild Atlantic Way também irão entrar no filme. Em Ceann Sibéal foi construída uma aldeia Jedi, bem como uma réplica de Skellig Michael, uma ilha rochosa e mosteiro cristão reconhecido como Património Mundial da UNESCO, onde foi filmado o episódio anterior da Guerra das Estrelas.

Quando: a rodagem continuará ao longo de 2017; o filme sai em Dezembro de 2017

Onde: Wild Atlantic Way, Irlanda

Procurar voos para Donegal
À procura de mais inspiração? Espreita o nosso guia para trazeres só os melhores souvenirs das tuas diferentes viagens.

Publicado

24/11/2016