As melhores estâncias de ski em França para principiantes

Primeiras férias na neve? Espreita estas 10 estâncias perfeitas para aprender a esquiar e leva umas dicas para a tua primeira vez nas pistas.

Aprender a esquiar em França
Aprender a esquiar em França

Podemos todos gostar da ideia de descer as pistas mais íngremes das montanhas mais altas da Europa num grande voo, mas a verdade é que é preciso começar por algum lado. E não queremos, de certeza, começar a nossa experiência com o ski numa estância sem pistas suaves. Nós damos-te as melhores estâncias de ski em França para principiantes (e algumas das melhores estâncias fora de França)…

1. La Plagne

Ski em La Plagne

As pistas largas em La Plagne são perfeitas para principiantes

La Plagne, com as suas pistas largas e fáceis, é um dos melhores lugares na Europa para aprender a esquiar. Há áreas para principiantes espalhadas por toda a estância – 62% da montanha é adequada a esquiadores principiantes e intermédios, ou seja, uma quantidade enorme de 132 pistas.

La Plagne é na verdade composta de 10 aldeias – é melhor ficares em aldeias mais altas como Belle Plagne e Plagne Centre porque algumas das melhores pistas para principiantes estão ao alto – acima da linha das árvores. Lá em cima é um autêntico recreio para esquiadores principiantes e intermédios e se escolheres bem nunca terás de esperar por uma cadeirinha. Há também pistas fáceis e largas ao longo da montanha inteira e muitas escolas de ski que disponibilizam professores multilingues.

Pesquisar voos para Chambéry Procurar hotéis em La Plagne

2. La Toussuire

La Toussuire

Retira-te para a aldeia de La Toussuire depois de um dia a aprender a esquiar

Situada na gigantesca região de ski de Les Sybelles, La Toussuire, com o seu platô plano e altitude elevada (o que significa que a cobertura de neve é sempre fiável), é ideal para principiantes. La Toussuire tem cadeirinhas próprias e forfaits de ski separados se quiseres ficares na sua área de 53 quilómetros de pistas fáceis. No entanto, podes também aceder à área maior de Les Sybelles (com 310 quilómetros de pistas) que é de acesso relativamente fácil para esquiadores com apenas as competências mais básicas de ski.

As crianças podem aprender a esquiar, a partir dos 3 anos, em algumas das melhores escolas de ski multilingues do país. La Toussuire tem também uma aldeia compacta cheia de restaurantes e bares, e a rua principal pedestre, por isso não vais ter de te preocupar com ver se vêm carros enquanto te habituas a andar de botas de ski pela primeira vez. Há até um snow park para principiantes se for o teu género.

Pesquisar voos para Lyon Procurar hotéis em La Toussuire

3. Les Deux Alpes

Les Deux Alpes

Absorve as vistas estonteantes em Les Deux Alpes

Talvez a maior aventura para principiantes em Les Deux Alpes é o facto de esta funcionar ao contrário das estâncias de ski normais – algumas as melhores pistas para principiantes estão mesmo no topo da montanha. E em Les Deux Alpes isso é bem lá no alto – a 3.200 metros para ser preciso. Aliás, os principiantes têm a possibilidade de descer um glaciar e esquiar em alguma da neve mais profunda da Europa, e sempre acompanhados de vistas até à Suíça e Itália.

Este conceito é novo – o mais comum é os principiantes ficarem nos pontos mais baixos da montanha, perdendo a maioria das vistas fantásticas e boa cobertura de neve. Há também bastantes pistas para principiantes a distâncias percorríveis a pé da aldeia principal, muitas com saca-rabos que viajam muito devagarinho. Há 222 quilómetros de pistas em Les Deux Alpes – por isso quando tiveres desenvolvido a tua técnica, tens pistas intermédias pela montanha inteira.

Procurar voos para Genebra Procurar hotéis em Les Deux Alpes

4. Meribel

Meribel

Pistas lisas protegidas do clima por colinas íngremes

Uma das melhores coisas sobre aprender a esquiar em Meribel é poderes comprar um forfait de ski local mais barato que te permite começar com calma nas áreas para principiantes de Meribel – e quando tiveres ganho confiança suficiente para ires mais além, podes esquiar numa das maiores áreas de ski interligadas do mundo – Trois Vallees. Meribel tem muitas pistas fáceis e planas – algumas tão planas que terás de remar para avançar.

E com a sua configuração abrigada por montanhas íngremes, o clima também tende a favorecer mais a aprendizagem que noutras zonas dos Alpes. Há também muitos restaurantes e cafés mesmo ao lado das principais pistas para principiantes, e é aqui que se situa uma das primeiras escolas de ski britânicas a estabelecer-se nos Alpes. Uma vez que tenhas aprendido os básicos do ski em Meribel, podes fazer o upgrade do teu forfait para incluir a região inteira de Trois Vallees, dando-te acesso a 600 quilómetros de pistas e 169 teleféricos.

Pesquisar voos para Chambéry Procurar hotéis em Meribel

5. Les Arcs

Les Arcs

Pistas de principiantes perfeitas para aprender a esquiar em Les Arcs

Les Arcs está mesmo orientada para o mercado de ski para principiantes – em algumas partes da montanha não precisas de um forfait, podes comprar 1, 2, 3, 5 ou 10 viagens de cadeirinha, o que significa que não tens de esquiar o dia inteiro para fazer render o dinheiro.

Há também algumas partes da montanha onde podes esquiar de graça – o que significa que não terás de comprar um forfait até quereres mesmo aproveitar a montanha. Mas Les Arcs tem imensas pistas intermédias fáceis – por isso não é um salto grande das pistas de principiantes – que são largas e não muito íngremes comparadas com a maioria do resto de França. Há também muitas cadeirinhas que fazem viagens curtas mesmo ao lado da aldeia para principiantes.

Pesquisar voos para Chambéry Procurar hotéis em Les Arcs

6. Valmorel

Valmorel

Valmorel é uma estância muito bonita e óptima para principiantes

É muito possível que Valmorel seja das estâncias mais subestimadas de toda a França – é frequentemente esquecida pelos esquiadores a caminho de estâncias mais conhecidas, mas é fácil chegar a Valmorel (é perto de Genebra) e é muito mais bonita que muitas estâncias francesas especialmente construídas para o propósito. Aqui não há edifícios de betão que ofendem os olhos, e é ideal para principiantes.

Há seis áreas espalhadas ao longo de sete hectares só para principiantes – e a maioria dos professores fala inglês. Também não terás de apanhar autocaros até às pistas – o alojamento fica perto das pistas para principiantes. E para os principiantes que querem fazer mais do que descer, há vistas extraordinárias dos Alpes ao longo de 43 quilómetros de trilhos de ski cross-country.

Pesquisar voos para Chambéry Procurar hotéis em Valmorel

7. Vaujany

Vaujany, França

A descontrair depois de um dia nas pistas para principiante de Vaujany, na França

Vaujany é um dos melhores sítios nos Alpes para aprender a esquiar – principalmente porque ninguém parece saber da sua existência. Só no final dos anos 80 foi construída como uma estância de ski e ainda tem dá aquela sensação de uma aldeia de ski secreta aninhada nas montanhas. Há aqui pistas para principiantes fantásticas escondidas num vale – mas não é de todo pequeno, há 18 cadeirinhas para te levar mais longe quando estiveres pronto para deixar as rodinhas. É fácil viajar para dentro da área de ski muito maior de Alpe d’Huez quando tiveres dominado o básico do ski.

Pesquisar voos para Lyon Procurar hotéis em Vaujany

Dicas de esqui para principiantes

Aluga skis e botas

Podes alugar skis e botas nas estâncias pelo mesmo preço que pagarias se os alugasses em casa – poupando-te a chatice de transportar os teus skis e botas (e as companhias aéreas low-cost na Europa cobram uma nota preta pelo transporte de skis). É muitas vezes possível incluir o aluguer de skis e botas no teu pacote de viagem.

Mas não esperes alugar mais nada para além de skis, botas, casacos e calças de ski. Não penses que consegues alugar goggles, gorros, camisolas ou roupa interior térmica. Particularmente em França e na Suíça, vai sair-te caro se precisares de comprar estes artigos. Leva antes de casa.

Escolhe goggles (óculos tipo máscara) em vez de óculos de sol

Há muita gente que prefere os óculos de sol quando está mais calor, mas para os principiantes não há nada mais seguro e melhor para os olhos (a cegueira da neve pode ser um problema) que um bom par de goggles.

Usa um capacete

Nem é tanto pelo que farás a ti mesmo, é mais pelo que podem fazer os outros. Esquiar é perigoso, por isso mais vale prevenir que remediar.

Faz aulas

Aprende as técnicas certas logo ao início. Mesmo que seja só uma aula introdutória rápida, é melhor aprender com profissionais do que com amigos cuja técnica é muitas vezes duvidosa.

As aulas de grupo ficam muito mais em conta que as aulas privadas – chegam a custar um décimo do preço.

Hospeda-te perto das pistas

Algumas estâncias oferecem alojamento mais barato a quilómetros das pistas. Mas vais ver que é difícil andar de botas de ski – até os veteranos podem escorregar no gelo – por isso escolhe um alojamento a uma distância curta das pistas para principiantes.

Certifica-te de que sabes onde estás

Familiariza-te com o mapa das pistas (as estâncias de ski publicam um mapa com todas as pistas devidamente assinaladas) de antemão para saberes para onde vais. Leva o mapa contigo. Nem imaginas a quantidade de esquiadores que se perdem completamente numa montanha de ski no seu primeiro dia.

Olha sempre para cima antes de começar a esquiar. Embora DEVAS dar prioridade a todo o trânsito de ski à tua frente, muitos esquiadores ignoram as regras. Não queres começar a tua introdução ao ski sendo atropelado por um esquiador que fora de controlo.

Fica-te pelas pistas que se adequam à tua capacidade. Fica nas pistas para principiantes pelo menos até teres dominado as curvas. Vais demorar muito tempo a descer uma pista avançada se não souberes controlar a tua velocidade.

Dito isto: não fiques nas pistas para principiantes a semana inteira. Pergunta – descobre quais são as melhores pistas para quem está pronto para dar o próximo passo. Os esquiadores estão sempre prontos a ajudar – afinal de contas, eles também tiveram de aprender.

As estâncias de ski tendem a ser um bocadinho longe dos aeroportos e às vezes os hotéis não são mesmo em cima da montanha. Alugar um carro pode fazer com que as tuas férias na neve sejam menos stressantes. Compara ofertas de aluguer de carros para poupares dinheiro.

Encontrar um aluguer de carro barato
Ainda não sabes para onde ir? Espreita o nosso guia com destinos para todo o tipo de esquiador para te ajudar a planear as tuas derradeiras férias na neve.