As melhores tapas em Barcelona

Nunca partas de Barcelona sem te regalares com um banquete de tapas. Das mais tradicionais às mais inovadoras, aqui vai uma lista de 9 sítios excelentes para comer tapas em Barcelona.

Hora das tapas no Mosquito em Barcelona
Hora das tapas no Mosquito em Barcelona

Com fome de tapas em Barcelona? Há muitos lugares por onde escolher na capital catalã, mas quais terão os pratos mais saborosos? Aqui vai a nossa lista de onde encontras as melhores tapas em Barcelona.

Todos estes lugares foram deliciosamente escolhidos do nosso guia da cidade de Barcelona (em Inglês), momondo places. Descarrega de graça para o teu iPhone!

Cervecería Catalana

Cervecería-Catalana-onde-comer-em-barcelona

Desfruta de tapas e cervejas excelentes na Cervecería Catalana

Este é um restaurante de tapas clássico, completo com luzes fortes e um balcão comprido em forma de ferradura de cavalo apinhado de petiscos saborosos. Há uma sala de jantar ao fundo e uma esplanada no passeio, mas os melhores lugares são ao balcão onde tens a melhor vista das tapas.

Para além das escolhas tradicionais sempre populares, como os croquetes e as patatas bravas, este bar serve ainda um leque enorme de montaditos – fatias de baguete com todo o tipo de coberturas – e marisco óptimo. Experimenta os ‘xipirones’ (lulas pequenas fritas) ou as ameijoas grelhadas, que são o acompanhamento perfeito para uma ‘canya’ acabada de tirar. Já que se chama Cervecería, não é de admirar que encontres uma excelente selecção de cervejas internacionais na ementa, bem como vinhos regionais.

Onde: C/ Mallorca 236
Tel: +34 932 160 368
Estação mais próxima: Diagonal ou Pg. de Gràcia

Taller de Tapas

Taller-de-Tapas-melhores-restaurantes-em-barcelona- onde-comer-em-barcelona

O Taller de Tapas serve tapas excelentes

Pedir tapas pode ser um pouco avassalador para quem não tem experiência. Com alguma barreira linguística, ausência de ementas, confusão sobre a altura certa para pagar e o nível médio de chinfrim da maioria dos bares de tapas, há quem perca mesmo o apetite. Felizmente, o Taller de Tapas minimiza todo este stress, com mesas para te sentares e ementas multilingues fáceis de digerir.

Isto não é para dizer que as tapas passam para segundo plano; aqui é tudo do melhor, desde os pimentos ‘padrón’ com um toque picante, às patatas bravas estaladiças e as gambas grelhadas e mexilhões estufados soberbos. Há várias localizações na Ciutat Vella, mas o ramo de Born é o maior e mais alegre.

Onde: C/ Argenteria 51
Tel: +34 932 688 559
Estação mais próxima: Jaume I

Lateral

Lateral-tapas-em-barcelona

As tapas no Lateral são muitíssimo populares

Se te apetece uma versão mais chique das tapas espanholas tradicionais, este é o lugar certo. O Lateral, uma instituição bem conhecida em Madrid, expandiu finalmente para Barcelona com um espaço novinho em folha no coração do bairro cosmopolita de Eixample. O enorme espaço é uma colisão do novo e do antigo, com traços de decoração vintage a par com mobília um pouco mais moderna.

O ambiente é animado e o restaurante está sempre cheio. O mais importante, as tapas são muito amadas, fiéis aos sabores tradicionais mas com um pouco de classe. Não percas o ceviche de robalo!

Onde: C/ Consell de Cent 329
Tel: +34 93 485 67 93
Estação mais próxima: Passeig de Gràcia

Velódromo

Velodromo-restaurantes-tapas-restaurantes-em-barcelona

Fatiando o ‘jamón’ no Velódromo

O Velódromo, construído nos anos 30, foi uma instituição em Barcelona por mais de meio século. Durante a Guerra Civil, os membros do governo republicano faziam aqui as suas reuniões, e mais tarde tornou-se num ponto de encontro para a intelligentsia da cidade. Depois de fechar, esteve dormente uma década até que a companhia de cerveja de Barcelona Moritz, em parceria com o célebre chef Carles Abellán, o reabriu em 2010.

A decoração Arte Deco sumptuosa foi maravilhosamente restaurada e completa com uma escadaria de madeira lustrosa, uma simpática claraboia e piso de mármore. Na ementa encontras um enorme leque de tapas sofisticadas, que vão das ostras às ‘bombetas de la Barceloneta’ – bolinhas de batata fritas com maionese de alho e um molho de tomate picante – para além de peixe e carne grelhada e vegetais.

Onde: C/ Muntaner 213
Tel: +34 934 306 022
Estação mais próxima: Hospital Clínic

Euskal Etxea

Euskal-Etxea-Pinxtos-tapas-em-barcelona

Prova-pintxos-no-Euskal-Etxea

Os pinxtos são tapas ao estilo basco, e encontras muito em Barcelona. Às vezes parece que todos os balcões da cidade velha estão atolados de enormes pratos de pintxos decadentes, mas nem todos sabem tão bem como aparentam. O Euskal Etxea é uma representação autêntica do País Basco no Born. Chega (pelas 7-8) e aproxima-te às cotoveladas do bar para chegares às melhores escolhas.

Os pintxos são aqui um assunto ‘self-service’. Dão-te um prato à chegada e guardas o palito que te dão com cada pintxo. Quando acabares, o pessoal faz-te a conta com base no número de palitos. Acompanha os pintxos com um copo ou dois de txakoli branco refrescante (um vinho branco muito seco, ligeiramente espumante) e tens um belo começo para a tua noite.

Onde: Placeta de Montcada 1-3
Tel: +34 933 102 185
Estação mais próxima: Jaume I

Bar Mut

Bar-Mut-onde-comer-em-barcelona-tapas-em-barcelona

A tradição e a vanguarda complementam-se nos pratos do Bar Mut

Marca uma mesa com bastante antecedência nesta taberna encantadora com decoração em madeira acolhedora e prateleiras cheias de garrafas. Embora o interior invoque o ambiente de um café parisiense do velho mundo com os seus quadros rabiscados a giz e mesas de mármore, o Bar Mut é na verdade um recém-chegado ao panorama gastronómico de Barcelona.

As tapas são mais caras que as encontras na maioria das tabernas da cidade, mas os ingredientes são escolhidos a dedo e a ementa muda de acordo com o que há de mais fresco no mercado. As receitas tradicionais, como o ‘cochinillo’ (leitão assado), são preparadas com um toque original, e há também habitualmente mais uns quantos pratos avant-garde, como o carpaccio de ouriço-do-mar. E mais, a lista de vinhos é excelente.

Onde: C/ Pau Claris 192
Tel: +34 932 174 338
Estação mais próxima: Diagonal

Mosquito

Mosquito-restaurantes-em-barcelona-tapas-em-barcelona

As tapas do Mosquito sabem mais a Ásia que Catalunha

Barato, simpático, delicioso. Se quiseres provar tapas asiáticas no Mosquito, ou uma das suas cervejas especiais, terás provavelmente que fazer fila – mas vale a pena! O Mosquito está geralmente apinhado de juventude divertida a gozar um dos pratos fabulosos e o serviço muito amigável. Os dumplings (bolinhos de massa chineses) de porco e de pato são sempre uma boa opção, mas este cantinho animado é também um paraíso vegetariano, com uma variedade ampla de opções vegetarianas que são preparadas mesmo à tua frente enquanto te babas à espera! Não marques mesa – aparece e diverte-te!

Onde: C/ Carders 46
Tel: +34 932 687 569
Estação mais próxima: Jaume I

Paco Meralgo

Paco-Meralgo- onde-comer-em-barcelona-tapas-em-barcelona

Paco Meralgo é o lugar ideal para tapas criativas e refinadas

Este é um bar gastronómico sofisticado que acerta na mouche em tudo: bancos de madeira pálida e lugares ao balcão, arte moderna pendurada nas paredes de tijolo exposto e quadros de giz rabiscados com os pratos do dia. As tapas são criativas, e podem incluir tudo desde tempura de flor de courgette recheada com mozarela a um bife com pimenta suculento. As saladas também são boas, particularmente a de atum com tomates Raf e cebola caramelizada.

Podes acabar com as interpretações originais de sobremesas clássicas do Paco Meralgo, como a Torradeta de Santa Teresa. A carta de vinhos é curta mas bem curada, com alguns vinhos regionais pouco vulgares. Marca com antecedência, especialmente para mesas ao jantar e aos fins-de-semana.

Onde: C/ Muntaner 171
Tel: +34 934 309 027
Estação mais próxima: Hospital Clínic

Tapas24

Tapas-24- onde-comer-em-barcelona-tapas-em-barcelona

O Tapas24 serve tapas clássicas com um toque moderno

Tapas24 é outro dos restaurantes do Carles Abellán em Barcelona e este é o mais em conta dos seus negócios. O espaço faz uma reinterpretação moderna da taberna tradicional, oferecendo tapas clássicas com um toque verdadeiramente original. Embora não encontres as espumas e folhas de ouro típicas do seu estandarte de estrela Michelin, o Comerç 24, o engenho lendário do Abellan entra em jogo em pratos simples como o ‘bikini’ (uma tosta mista), servido com azeite de trufa.

Todos os ingredientes são escolhidos a dedo, o que assegura que mesmo os pratos mais simples – como, por exemplo, os famosos pimentos verdes conhecidos como ‘padrón’ – são de fazer crescer água na boca. Não se aceitam reservas, por isso vai preparado para algum tempo de espera.

Onde: C/ Diputació 269
Tel: +34 934 880 977
Estação mais próxima: Pg. de Gràcia

Encontrar um voo para Barcelona
À procura de mais dicas sobre Barcelona? Para a derradeira experiência e mais de 200 sugestões escolhidas por habitantes locais, descarrega o nosso guia de Barcelona gratuito, momondo places, para o teu iPhone (actualmente apenas disponível em Inglês).