As 20 apps de viagem essenciais para 2017

As nossas 20 apps de viagem preferidas que vão facilitar imenso a tua viagem.

Caminhada pela natureza selvagem do Arizona? Vais precisar do SAS Survival Guide, Flush, First Aid, WeatherPro ... e mais

Caminhada pela natureza selvagem do Arizona? Vais precisar do SAS Survival Guide, Flush, First Aid, WeatherPro ... e mais

Categoria Dicas & truques

Data 21/11/2016

Uma das partes mais entusiasmantes das férias é a própria antecipação. Os bilhetes e hotéis estão reservados, o guia de viagem comprado e muito estudado bem antes de partires, e o teu smartphone está pronto para uma nova leva de apps de viagem.

Estivemos a analisar uma panóplia de apps de viagem para te trazer as 20 melhores que precisas de ter para 2017. Não importa para onde vais e quando, ou se estás a usar iOS ou Android, começa a descarregar – não te vais arrepender.

1. Kindle

Por muito devoto que sejas oas livros impressos, não se pode negar que é muito mais fácil usar um Kindle em viagem que acartar com 10 livros de capa dura. Embora não possas fazer trocas nas livrarias locais, esta facilidade compensa tudo. Com a Kindle app nem precisas do Kindle – basta o teu smartphone. Embora não haja trocas em hotéis e hostels, a facilidade compensa tudo iPhone ou Android.

2. SAS Survival Guide

Ela fez essa rede de entranhas de peixe. É uma sobrevivente
Ela fez essa rede de entranhas de peixe. É uma sobrevivente

Sabes o teu código Morse? E como acender uma fogueira? Com esta app passas a saber. Se te vais aventurar para algum lugar mais isolado, é essencial. Escrita por um ex-soldado e instrutor SAS, a app contém centenas de técnicas de sobrevivência que te ajudam tanto em casa como fora. Pode ser que até vás ficar hospedado num hotel de cinco estrelas em Nova Iorque, mas pronto, mais vale prevenir que remediar, certo(iOS e Android)?

3. FlightAware

Esquece lá pores-te a descarregar apps individuais para cada aeroporto ou companhia aérea para cada voo – a FlightAware permite-te monitorizar cada voo em tempo real, receber notificações e ver atrasos nos aeroportos (iOS e Android).

4. LoungeBuddy

Horas para matar durante uma escala e desesperado por paz e sossego/privacidade/um duche? Porque não tirar partido de um lounge de aeroporto? O LoungeBuddy proporciona acesso instantâneo a 170 lounges à volta do mundo em modelo de pagamento por utilização. Basta encontrares o lounge que gostarias de usar no teu aeroporto de escala e reservar (iOS e Android).

5. Google Translate

Uma do baú (em termos de internet), o Google Translate tem uma funcionalidade que é quase ficção científica: tradução em tempo real offline. Descarrega a língua de que precisas e aponta a camêra ao texto que precisas de traduzir. Tcharam – tradução instantânea (iOS e Android).

6. Duolingo

Então ... como é que se pede uma pausa para ir à casa-de-banho em Árabe?
Então … como é que se pede uma pausa para ir à casa-de-banho em Árabe?

Cheio de pequenas lições e jogos que te ensinam a ler, escrever, ouvir e falar uma língua, o Duolingo compreende 27 línguas – incluindo Klingon. Começa com verbos, frases e construções básicas e aprende palavras novas todos os dias (iOS e Android).

Ler mais: o Duolingo não é para ti? Escolhe uma destas fantásticas apps de aprendizagem de línguas

7. TripIt

Tens uma viagem em vista que inclui mais de um hotel ou voo, ou simplesmente não tens grande jeito para guardar números de reservas? Então o TripIt é o teu novo melhor amigo. Basta reencaminhares os teus e-mails de confirmação, ou permitir que o TripIt aceda à tua caixa de entrada, e a app cria-te um itinerário simples que inclui mapas. De génio (iOS e Android).

8. XE

Se pertences à maioria e não consegues converter de cabeça 1,343,958 dong vietnamita em euros, usa a app de conversão de moeda, XE, para fazer as contas. Lembra-te de actualizar as taxas de câmbio antes de te pores a caminho para teres as taxas mais precisas (iOS e Android).

9. AroundMe

O AroundMe identifica a tua localização e lista o banco, bar, estação de serviço, hospital, hotel, cinema, restaurante, supermercado, teatro e praça de táxis mais próximo. Útil se quiseres ver um filme, crucial se ficares doente no estrangeiro. Descarrega para iPhone ou Android.

10. Wiffinity

Embora não seja estritamente necessário, é sempre simpático ter WiFi durante as férias. A Wiffinity mantém-te online, pelo mundo inteiro, graças a uma lista crescente de redes de WiFi e passwords continuamente actualizadas pelos utilizadores (iOS e Android).

11. Yuggler

Descobre uma feira popular local e cansa esses miúdos. Até à exaustão.
Descobre uma feira popular local e cansa esses miúdos. Até à exaustão.

Uma dádiva para os pais que viajam com os seus filhos, o Yuggler permite-te descobrir todas as coisas que há para miúdos ao pé de ti. Encontra dicas, vê fotografias e pesquisa com filtros para encontrares as actividades ideais para as idades e gostos dos teus miúdos (apenas iOS! Mas a versão Android está a caminho …)

Ler mais: espreita as nossas 25 dicas para viajar com miúdos

12. Touchnote

Combinando o antigo e o novo na perfeição, o Touchnote deixa-te criar postais personalizados usando as tuas próprias imagens. Esta talvez seja de facto uma app de viagem, mas nós gostamos de pensar que os postais são para todas as alturas – não só quando estamos de férias. O Touchnote permite-te criar e enviar postais personalizados usando as tuas próprias fotografias, tudo pelo mesmo preço de um postal e selo (praticamente). Tudo o que tens de fazer é abrir a app, escolher uma imagem, juntar algum texto e uma morada e o postal será enviado para qualquer lugar no mundo. Descarrega para iPhone ou Android.

13. Flush – encontra casas-de-banho

apps-de-viagem
Pelo menos tem uma porta

Quando precisas de ir, precisas de ir. Instala o Flush, liga o teu GPS, e encontra a casa-de-banho mais perto das 190.000 (o número continua a aumentar!) existentes na app. Bastante prático para aqueles momentos de ‘Dehli belly’… Descarrega para iPhone ou Android.

Ler mais: Lamentáveis – mas evitáveis – indisposições à parte, a Índia é incrível. Espreita os nossos 14 sítios imperdíveis a visitar na Índia

14. Prey Anti Theft

Uma das preocupações que advém de viajar com o teu smartphone é que alguém o possa roubar – ou que simplesmente o percas. Para o caso de isto acontecer, o Prey Anti Theft ajuda-te a encontrares e bloqueares o teu telemóvel, dispara um alarme e mais. É uma app completamente gratuita e extremamente útil. Descarrega para iPhone or Android.

Ler mais: A preparar uma viagem? Espreita os nossos conselhos práticos – de vacinas a seguros.

15. CityMapper

confusão total em Grand Central
confusão total em Grand Central

Compreendendo 36 cidades e ainda em crescimento, o CityMapper combina todos os modos de transporte disponíveis em cada cidade para te dar a melhor forma de chegar de A a B. É simples, fácil de usar e funciona. Experimenta (iOS e Android).

16. WeatherPRO

 apps-de-viagem
Devia ter levado um guarda-chuva

Toda a gente tem a sua app de meteorologia preferida, mas nós adoramos o WeatherPRO. É imensamente detalhado, inclui meteorologia de ski e de praia (índice UV e temperatura da água) e – o mais importante – é acertado. Descarrega para iPhone ou Android.

17. MAPS.ME

 apps-de-viagem
“Podia jurar que já tínhamos passado aqui… “

Já todos tivemos naquele ponto das nossas viagens quando abrimos com relutância as nossas configurações para ligar os dados móveis. Vim, vais custar uma fortuna, mas não há nada a fazer – estamos perdidos. Diz adeus ao roaming caríssimo, porque o MAPS.ME são mapas, mas offline (certifica-te só de que descarregas os mapas de que precisas antes de partires à aventura!). Descarrega para iPhone ou Android.

Ler mais: Ciclista ávido? Espreita as 14 mais bonitas viagens de bicicleta à volta do mundo – pelo menos assim não te perdes

18. First aid

Esperamos que nunca tenhas que abrir esta app. Mesmo que tenhas feito um curso de primeiros socorros, nunca sabemos como vamos reagir numa situação de emergência. Descarrega a app e terás sempre um referência caso seja necessário (iOS e Android).

19. Skype

Para além de ser fundamental para entrar em contacto com amigos e família em casa – especialmente se estiveres a viajar sozinho – a magia das videochamadas permite-te encher toda a gente instantaneamente de inveja. O melhor: é de graça. Descarrega para iPhone ou Android.

Ler mais: se estás a viajar a solo, porque não espreitar os nossos 20 conselhos indispensáveis para viajar sozinho

20. momondo places

Mapas offline, mais de 200 sugestões escolhidas a dedo por habitantes locais e filtros organizados por cores. Com os guias de cidade momondo places, descobrir uma cidade nova é facílimo! As cores ajudam-te a limitar as escolhas de acordo com a tua disposição e estilo de viagem na perfeição. Descarrega já (apenas para iOS).
Tudo instalado? Então estás pronto. Agora é só partir a explorar (e não te esqueças de enviar um postal à família)!

BONUS: a nossa app

A lista das apps essenciais para viagens nunca estaria completa sem a app de pesquisa de voos e hotéis da momondo.

Recentemente actualizámos a nossa app para iOS e Android, mas não nos ficámos só pelo aspecto; toda a experiência foi alterada. Melhorámos o interface, o design e a funcionalidade; introduzimos novas interacções e reimaginámos a pesquisa e reserva de viagens, tornando a app da momondo a mais intuitiva do mercado para o planeamento de viagens. (iOS e Android).

As app não chegam? Espreita a nossa escolha dos 10 melhores gadgets para levar em viagem, e, talvez menos interessante mas não menos essencial, descobre como comprar o melhor seguro para a tua viagem
*Está previsto serem reduzidos os custos de dados em roaming em Junho de 2017

Publicado

21/11/2016